Auxílio Brasil: Governo fará pagamentos durante feriado de Páscoa?

De acordo com o calendário oficial do Auxílio Brasil, pagamentos começam nesta semana, e logo depois terão uma pausa

Nesta quinta-feira (14), o Governo Federal retomará oficialmente os pagamentos do seu Auxílio Brasil para pouco mais de 18 milhões de brasileiros. No dia seguinte, o benefício já passará por uma pausa nas liberações. Isso porque a sexta-feira (15) é o feriado da sexta-feira de Páscoa. Não haverá repasses no dia em questão.

Pelas regras gerais do Auxílio Brasil, os pagamentos do benefício devem acontecer sempre apenas em dias úteis. Para ser mais exato, são os 10 últimos dias úteis de cada mês. É por isso que os repasses começam nesta quinta-feira (14) e devem terminar apenas no próximo dia 29 de abril. Neste sistema, já entram na conta os feriados.

Na quinta (14), os usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1 serão os primeiros a receber o saldo. De acordo com a Caixa Econômica Federal, os repasses estarão disponíveis desde as primeiras horas da manhã. Eles poderão optar por movimentar a quantia de forma digital ou mesmo através de caixas eletrônicos.

Na sexta (15), sábado (16) e domingo (17), o Governo não fará mais liberações por  não se tratarem de dias úteis. Entretanto, nestas datas as pessoas que fazem parte do NIS final 1 poderão seguir movimentando a quantia normalmente. Eles poderão realizar qualquer tipo de movimentação através do Caixa Tem sem maiores problemas.

Os próximos grupos só começam a receber o dinheiro da sexta rodada do Auxílio Brasil a partir da segunda-feira (18). Neste dia, será a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 2. Vale lembrar que haverá mais uma interrupção de pagamentos no dia 21, que é o feriado de Tiradentes.

Como saber se entrarei

A pessoa que ainda não recebeu nenhuma parcela do Auxílio Brasil, já pode conferir se conseguiu entrar na folha de pagamentos do programa. Não é preciso sair de casa para realizar a verificação.

Basta acessar o aplicativo oficial do próprio Auxílio Brasil. Por lá, o Ministério da Cidadania atualiza as informações para que o cidadão consiga entender se receberá ou não a quantia nas próximas semanas.

Caso o cidadão não consiga entrar nos pagamentos de abril, ele terá uma nova chance em maio. O Ministério da Cidadania explica que o benefício de que se trata, realiza atualizações todos os meses. Dessa forma, novos usuários sempre podem ingressar no programa.

Valor do Auxílio Brasil

Embora se discuta um possível aumento no valor do Auxílio Brasil, o fato é que não está prevista nenhuma elevação do patamar do programa para este mês de abril. Nas próximas semanas, os saldos seguem os mesmos de sempre.

Desse modo, segue valendo a proposta de que todos os usuários do Auxílio Brasil receberão ao menos R$ 400 por mês. Isso quer dizer que o valor pode até ser maior do que esse, mas nunca menor do que o piso apontado pelo Governo.

No Congresso Nacional, algumas emendas parlamentares tentam aumentar o valor do benefício. Mas até aqui, as ideias ainda não passaram por votações. Assim, para este mês de abril, elas ainda não terão validade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.