Auxílio Brasil: fiquei de fora da folha de janeiro, o que fazer?

Pessoas que não conseguiram entrar no Auxílio Brasil em janeiro querem saber o que precisam fazer agora

O calendário oficial do Auxílio Brasil aponta que os pagamentos do programa neste mês de janeiro devem começar nesta terça-feira (18). Nesta data, será a vez daqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1. De acordo com o Ministério da Cidadania, ao todo cerca de 17,5 milhões receberão esse dinheiro em janeiro.

A pasta da Cidadania diz que com esse número é possível cravar que a fila de espera para entrada no programa acabou. Para quem não sabe, essa é a lista que reúne os brasileiros que possuem o direito de receber o benefício mas que por uma questão de orçamento precisam ficar esperando por uma vaga.

A questão é que mesmo que o Ministério diga que conseguiu zerar a fila de espera, isso pode não ser uma verdade absoluta. É que milhares de pessoas que entraram no Cadúnico apenas nas últimas semanas ainda não estavam nesta conta. Boa parte desses cidadãos não conseguiu entrar na folha de pagamento de janeiro.

Para essas pessoas, ainda vai existir a possibilidade de entrada no benefício. É que, de acordo com o Ministério da Cidadania, a ideia é fazer com que o Auxílio Brasil se torne um programa volátil. Assim, os indivíduos poderiam entrar e sair do projeto todos os meses. Em fevereiro, novas entradas serão permitidas, por exemplo.

Essas pessoas que não entraram agora não precisam fazer mais nada para tentar entrar depois. Basta manter as informações do Cadúnico atualizadas. Se você está dentro de todas as regras do programa, seguirá com a possibilidade de entrar no projeto nos meses seguintes. Pelo menos é isso o que diz o Ministério.

Quais são as regras

Para entrar no Auxílio Brasil, as regras são basicamente as mesmas que víamos no antigo Bolsa Família. Segue valendo a norma de que é preciso ter um cadastro ativo no Cadúnico. Sem isso, não dá para receber.

Além dessa questão, é preciso também estar em situação de extrema-pobreza para receber. Quem está em condição de pobreza também vai poder pegar a quantia, mas aí é necessário morar com uma gestante ou pelo menos um menor de 21 anos de idade.

Ainda não estou no Cadúnico

Quem não tem cadastro ativo no Cadúnico não vai poder receber esse benefício neste momento. Mas ainda há a chance de entrar. Para isso, basta procurar a prefeitura da sua cidade para saber como isso está funcionando por lá.

Quem entrar no Cadúnico agora certamente vai ter que esperar mais tempo para tentar entrar no Auxílio Brasil. Isso porque, como se sabe, o sistema não é tão rápido no processo de atualização. Quanto mais demora para entrar na lista, mais tempo leva para ter chance de entrar no novo Bolsa Família. É o que diz o Governo Federal.

Quem entrar depois não vai ter retroativo do Auxílio

Vale lembrar que as pessoas que entrarão no Auxílio Brasil durante este ano de 2022 não terão direito a nenhum tipo de pagamento retroativo. Para eles, o tempo começa a contar do momento em que eles entraram.

Então quem não entrou agora em janeiro, não vai poder receber esse dinheiro depois. É como se fosse uma chance perdida. Mesmo considerando que você não entrou por causa da lentidão do sistema, você não vai ter esse direito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.