Auxílio Brasil: fila de espera pode voltar a crescer em 2022. Entenda por que

De acordo com fontes do próprio Palácio do Planalto, fila de espera do Bolsa Família vai ser zerada este ano, e pode voltar em 2022

O Governo Federal deve começar os pagamentos do Auxílio Brasil no próximo mês de novembro. Nas últimas semanas, membros do Planalto estão fazendo uma série de promessas sobre esse novo benefício. Uma das principais ideias do poder executivo é poder zerar a fila de espera para entrar no programa. Mas isso pode acontecer apenas por um curto período de tempo.

De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, a fila de entrada para o Bolsa Família está neste momento na casa dos 1,2 milhão de pessoas. São brasileiros que se encaixam em todas as regras para entrar no programa, conseguiram a liberação, mas por uma questão orçamentária, ainda não podem receber nenhuma parcela.

Como o projeto vai crescer a partir de novembro, o Governo Federal está afirmando que vai poder acabar com essa fila. Isso deve acontecer justamente porque o número de beneficiários do projeto vai ser elevado dos atuais 14,4 milhões para algo em torno de 17 milhões. Pelo menos essa é a promessa que eles estão fazendo até aqui.

A fila realmente deve ser zerada este ano, mas isso não é garantia de que isso se mantenha em 2022. Pelo menos de acordo com membros do próprio Governo Federal, é até provável que ela volte mais uma vez já nos meses de janeiro e fevereiro. Isso vai acontecer porque o número de pessoas que deve pedir para entrar no novo benefício vai aumentar.

E assim como acontece no atual Bolsa Família, o Auxílio Brasil também exige que o Governo só pague aquilo que possui no orçamento para o programa. Então se o número de pessoas interessadas em receber o dinheiro desse projeto ultrapassar essa linha, o poder executivo vai ter que novamente recorrer ao processo de fazer a fila.

Procura no Cras

A procura para participar de programas sociais parece que vem realmente crescendo. Hoje já se estima que o número de pessoas que estão nesta fila de espera não é mais de 1,2 milhão de brasileiros. É que esse é um dado congelado ainda do último mês de abril.

De lá pra cá, estima-se que mais cerca de 600 mil brasileiros entraram para o Cadúnico. Imagina-se que a grande maioria dos cidadãos deste grupo estejam querendo receber uma ajuda do Auxílio Brasil. Como dito, esse novo benefício tem previsão de início de pagamentos para o próximo mês de novembro.

E essa procura para entrar no novo Bolsa Família deve crescer ainda mais nos próximos dias. É que vale lembrar que o Auxílio Emergencial do Governo Federal está chegando ao fim neste domingo (31). Este projeto atende cerca de 35 milhões de brasileiros atualmente.

Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é o programa que deve substituir o Bolsa Família a partir do próximo mês de novembro. Como dito, a ideia central do Governo Federal é fazer com que os números do benefício aumentem para as pessoas em vulnerabilidade social.

Assim como acontece no Bolsa Família, o Auxílio Brasil deve atender cidadãos que estão em situação de pobreza e de extrema-pobreza. O que deve mudar mesmo é o valor limite que vai definir quais são as famílias que realmente estão nesta situação.

O que também deve mudar é o valor dos pagamentos. Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o programa paga uma média mensal de R$ 189. O Presidente Jair Bolsonaro vem prometendo em suas últimas entrevistas que o patamar mínimo de repasses vai ser de R$ 400 a partir de novembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.