Novo ensino médio em Alagoas: veja principais mudanças

O novo ensino médio será implantado nas escolas públicas e privadas de Alagoas e de todo Brasil em 2022. 

No entanto, antes de entrar em vigor é preciso a aprovação pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-AL) do novo currículo para todas as redes de ensino de Alagoas. 

O novo ensino médio aumentará a carga horária de quatro para cinco horas diárias e oferecerá uma maior autonomia para os estudantes, que poderão escolher várias áreas para se especializar. 

As áreas que os estudantes deverão escolher são chamadas de Itinerários Formativos. 

“Quando for aprovado, deve ser seguido por todas as redes de ensino, pública ou privada. Os sistemas de ensino vão se adequar ao que vai estar disposto na resolução do conselho”, explica a presidenta do CEE-AL, Marly Vidinha.

Currículo

O referencial curricular, que orientará a aprovação do novo currículo do ensino médio no estado de Alagoas, está em fase de análise no CEE-AL. 

Depois dessa fase, um parecer será emitido para que as mudanças serem aprovadas, através de uma resolução. 

“Não se trata de uma política de governo. É uma política de estado, para toda Alagoas, que vai regular todas as redes de ensino. Vai ser aprovado com fundamento, atendendo às peculiaridades dos sistemas de ensino em Alagoas”, afirma Marly.

Para a lei, as redes de ensino pública e privadas não são obrigadas a implantar todas as mudanças de uma vez. As alterações precisam ser feitas de maneira gradativa, começando pelo 1° ano do ensino médio. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, Alagoas realizará o processo de maneira gradativa, que será ampliado por etapas ao longo dos próximos três anos. 

A pasta também informou que a proposta prevê que sejam ofertados cinco Itinerários Formativos, que possibilitam os alunos aprofundarem seus conhecimentos em uma das áreas do conhecimento e de formação técnica e profissional.

As unidades estaduais de ensino já desenvolvem atividades e programas nesse sentido, como por exemplo:

  • Professor Mentor, 
  • Meu Projeto de Vida, 
  • Vem que Dá Tempo

Todos eles contribuirão diretamente para que o novo ensino médio seja implantado no estado de Alagoas nos próximos anos.

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Auxílio Brasil: fila de espera pode voltar a crescer em 2022. Entenda por que

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.