Auxílio Brasil: entrei no Cadúnico em dezembro. Por que ainda não recebi?

De acordo com relatos de usuários nas redes sociais, algumas pessoas não estão conseguindo receber o Auxílio Brasil

O Governo Federal está seguindo nesta semana com os pagamentos turbinados do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, cerca de 18 milhões de pessoas estão recebendo esse benefício. Pelo menos é isso o que o Ministério da Cidadania está dizendo neste momento. Os dados ainda podem sofrer alterações.

De acordo com as informações oficiais, cerca de 3,5 milhões de pessoas entraram no programa em questão neste ano. Isso quando se compara com os números do final de 2021. Esses novos usuários são majoritariamente indivíduos que deixaram para entrar no Cadúnico apenas nos últimos meses. Pelo menos é isso o que se sabe.

Acontece, no entanto, que existem pessoas que entraram no Cadúnico já há algum tempo e ainda assim não estão recebendo nada. São brasileiros que ainda não entraram na folha de pagamento programa. Esses cidadãos querem saber o que está acontecendo. Afinal de contas, por que é que eles ainda não estão recebendo o benefício em questão?

Essa é uma pergunta que tem várias respostas. Uma possibilidade, por exemplo, é que o sistema ainda não tenha atualizado os seus dados. Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o Governo conseguiu zerar a fila de espera para este mês de fevereiro. Então, em tese, não tem ninguém neste oficialmente esperando por esses pagamentos.

O que pode acontecer é que o seu nome não esteja ainda na lista de possíveis beneficiários. O que se sabe é que essa atualização pode demorar de acordo com a região em que você fez esse cadastro. Então quando isso acontece, o brasileiro pode ter que esperar mais do que o normal para receber o dinheiro do Auxílio Brasil.

Olho nos seus dados

Também é importante dizer que apenas estar no Cadúnico não é garantia de recebimento nem do Auxílio Brasil e nem de nenhum outro programa social. Estar nesta lista apenas abre o caminho para esse recebimento, mas não é uma carta branca.

Isso quer dizer que mesmo que o sistema atualize e você esteja dentro das regras de recebimento do projeto, isso não quer dizer portanto que o cidadão vai receber o benefício de fato. É preciso esperar até que o Ministério da Cidadania tome uma decisão.

Pelo que se sabe até aqui, as pessoas que não conseguiram entrar no programa neste mês de fevereiro, ainda terão chances de entrar nos próximos meses. Acontece que a todo o tempo, o Ministério da Cidadania faz atualizações na sua folha de pagamento.

Retroativo do Auxílio Brasil

Recentemente, o Governo Federal pagou um retroativo referente aos repasses ainda de dezembro do Auxílio Emergencial. De acordo com as informações oficiais, cerca de 800 mil pais solteiros receberam de uma vez aquilo que deveriam ter recebido antes.

O que se sabe, no entanto, é que esses pagamentos pararam por aí. De acordo com o próprio Governo Federal, não haverá mais nenhum tipo de liberação de retroativo durante este ano. Pelo menos é isso o que eles estão dizendo até este momento.

De acordo com dados do Ministério da Cidadania, cerca de 18 milhões de pessoas estão dentro da folha de pagamentos do Auxílio Brasil. Há uma pressão para que esses números subam nos próximos meses. Mas ainda não há uma confirmação oficial sobre isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.