Auxílio: entrega dos cartões segue mesmo após decisão do TSE

Auxílio Brasil: entrega dos cartões segue mesmo após decisão do TSE

Decisão do TSE impediu apenas a veiculação de campanha no rádio e tv sobre a entrega dos cartões do programa Auxílio Brasil

O Ministério da Cidadania seguirá distribuindo os novos cartões do programa Auxílio Brasil durante este mês de setembro. Ao contrário do que se chegou a especular, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não impediu a entrega dos dispositivos, mas apenas a veiculação de campanha sobre a distribuição pelo Governo no rádio e na TV.

Na última semana, o Ministério da Cidadania enviou um pedido ao TSE para veicular uma propaganda que teria como objetivo ensinar as pessoas a usarem os novos cartões. O Ministro Alexandre de Moraes negou o pedido alegando que a veiculação da campanha não era necessária e colocaria a eleição em condição de desigualdade entre os candidatos.

Segundo informações do Ministério, mais de 6 milhões de novos cartões já estão sendo entregues para os usuários do Auxílio Brasil. Hoje, o plano inicial do Governo Federal é dar preferência apenas para as pessoas que entraram no programa desde o início deste ano. Para os que já recebem o benefício desde 2021, não há previsão de entrega.

Ninguém precisa solicitar o novo cartão do Auxílio Brasil. O Ministério explica que o envio acontece de maneira automática. A pasta analisa os perfis dos novos usuários e realiza o envio pelos Correios. Caso você ainda não tenha recebido nenhum cartão, não precisa se preocupar. Isto não significa necessariamente que há um problema em sua conta.

Como dito, os usuários que estão no Auxílio Brasil desde o ano passado não estão na prioridade do recebimento. O Governo explica que este público já tem o cartão do antigo Bolsa Família, e o dispositivo não tem data de validade. Assim, os cidadãos podem usá-lo normalmente para movimentar o dinheiro do novo benefício.

Não tenho nenhum cartão

Existe um terceiro grupo de cidadãos. São aqueles que não possuem nenhum cartão, nem o novo e nem o antigo. Existem casos de usuários, por exemplo, que perderam o dispositivo do Bolsa Família, ou mesmo nunca chegaram a receber um.

Para este caso, também não há problema. O indivíduo pode movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil através do programa Caixa Tem. O app, que está disponível para download, permite a realização de uma série de movimentações.

Com o Caixa Tem, o usuário pode transferir saldos, pagar contas, comprar itens no sistema online de débito e até mesmo gerar um código para saque. Através desta numeração, ele vai conseguir sacar a quantia em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Auxílio Brasil em setembro

Seja com o cartão do Auxílio Brasil, com o do Bolsa Família ou com o app do Caixa Tem, fato é que a movimentação do programa em setembro começa já no próximo dia 19. A expectativa é de que mais de 21 milhões possam receber o benefício.

Inicialmente, o Governo Federal cogitou a possibilidade de antecipar o calendário de setembro do programa, mas acabou desistindo da ideia. Abaixo você pode conferir as datas oficiais de liberação do benefício para este mês:

19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.