Auxílio Brasil: é falso que Governo resolveu mudar calendário de pagamentos

De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, calendário de pagamentos do Auxílio Brasil segue o mesmo de sempre

Está circulando pelas redes sociais uma informação falsa que diz que o Governo Federal decidiu mudar o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil. Isso não é verdade. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, a lógica de repasses deve seguir exatamente a mesma neste mês de fevereiro. É o que se sabe.

A informação falsa que está circulando pela internet diz, entre outras coisas, que o Governo optou por mudar essas datas de pagamentos depois que eles decidiram aumentar o número de usuários do projeto em questão. O Ministério da Cidadania realmente inseriu mais 500 mil pessoas no programa nesta semana.

Mas a mudança de datas não aconteceu de fato. De acordo com as informações do próprio Ministério da Cidadania, vai seguir valendo a lógica de pagamentos do projeto sempre nos 10 últimos dias úteis de cada um dos meses. Essas datas oficiais para todo o ano de 2022 já foram oficialmente divulgadas. Veja abaixo:

Foto: Reprodução

Como é possível perceber, o calendário de pagamentos de fevereiro deve começar já na próxima semana. Isso explica a veiculação dessas notícias falsas neste momento. É que boa parte delas servem mesmo para tentar confundir parte da população e fazer com que elas caiam em golpes neste momento.

Os pagamentos de fevereiro começam daqui a quatro dias. Na segunda-feira (4), vai ser a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1. Pelas próximas semanas, a expectativa é atender cerca de 18 milhões de pessoas, incluindo aí os usuários novatos que entraram nesta semana no Auxílio Brasil.

Não há inscrição

É importante atentar para um detalhe muito importante em toda essa história. É que o Governo Federal não está abrindo nenhum tipo de inscrição para se entrar no Auxílio Brasil. E isso precisa ficar muito claro neste momento.

Essas 3,5 milhões de pessoas que entraram no programa este ano conseguiram essas vagas porque o Governo Federal analisou dados que estavam disponíveis no Cadúnico. E aí então a partir dali eles conseguiram fazer a seleção.

Então não confie em nenhum link que prometa que vai ser possível se inscrever ou enviar um formulário que seja para o Governo colocar o cidadão no projeto. Isso não existe. Foque apenas em manter o seu Cadúnico atualizado.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro. De acordo com as informações oficiais, naquele primeiro momento apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que puderam pegar esse montante.

Somente em janeiro deste ano é que o Governo Federal colocou o Auxílio Brasil em um patamar de mais destaque. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 18 milhões irão pegar o benefício agora em fevereiro.

Como não estamos falando de um projeto estático, esse número deve passar por algumas alterações com o passar dos meses. Mas tomando como base o espaço do orçamento, dá para dizer que ele vai sempre ficar em volta desses 18 milhões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.