Auxílio Brasil de R$400: Quem recebe mais são homens ou mulheres? VEJA

De acordo com o Ministério da Cidadania, dos mais de 18 milhões de usuários do Auxílio Brasil, 14 milhões são mulheres

O Ministério da Cidadania divulgou nesta semana novos dados sobre os pagamentos do Auxílio Brasil no último mês de fevereiro. De acordo com a pasta, a maioria dos beneficiários do programa são mulheres. Dos mais de 18 milhões de brasileiros que receberam o projeto nas últimas semanas, 14 milhões são do gênero feminino.

Essa diferença na proporção dos recebimentos do Auxílio Brasil não chega a ser uma novidade e tem uma explicação clara. De acordo com as diretrizes do próprio programa, o Cadúnico deve estar, preferencialmente, no nome de uma mulher. Essa regra vale antes mesmo da chegada deste novo projeto social.

A mesma lógica vale também para outros programas sociais como o vale-gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica. Entretanto, embora seja provável que esses projetos também sejam dominados por mulheres, o Governo Federal ainda não divulgou os dados oficiais sobre eles.

Essa recomendação do recebimento do Auxílio Brasil por uma mulher não chega a ser uma regra. Isso quer dizer, portanto, que em último caso, os homens também podem ser titulares dos perfis do Cadúnico. Embora não sejam maioria, estima-se que mais de 4 milhões de usuários do programa sejam do sexo masculino.

Os dados são de fevereiro e podem sofrer uma alteração em março. Neste momento, o Governo Federal está em processo de reavaliação dos dados dos usuários. Na prática, isso quer dizer que a quantidade de beneficiários do programa pode baixar ou até mesmo aumentar. A confirmação oficial sobre este ponto deve sair no início da próxima semana.

O Auxílio Brasil

De acordo com as regras do Auxílio Brasil, o cidadão precisa estar dentro do Cadúnico para poder receber o dinheiro do projeto. Seja homem ou mulher, ele tem que ter um perfil atualizado para poder ter uma chance de entrar na folha de pagamentos do programa em questão.

Vale lembrar, no entanto, que estar dentro do Cadúnico não é a única exigência para o recebimento do Auxílio Brasil. Além disso, é preciso ter uma renda per capita que se encaixe nas regras exigidas pelo projeto.

Quem está em situação de extrema-pobreza, por exemplo, tem direito de receber o benefício. Já as pessoas que se encontram em situação de pobreza também podem ter esse direito desde que moram com uma gestante ou, pelo menos, um menor de 21 anos de idade.

O Cadúnico

O Cadúnico é uma espécie de lista virtual do Governo Federal que reúne os nomes dos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Esse sistema não dá direito automático a nenhum benefício.

De toda forma, o cidadão que está dentro do Cadúnico tem notadamente mais chances de receber benefícios não apenas do Governo Federal como também de outras esferas governamentais. Estados, por exemplo, costumam usar essas informações para fazer seleções.

Para entrar no Cadúnico, o cidadão precisa entrar em contato com a prefeitura da sua cidade. Segundo as regras gerais, os municípios são responsáveis por essas inserções na lista. Cada um deles segue a sua própria lógica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.