Auxílio Brasil de R$400: fila de espera para o programa volta a se formar

Governo chegou a anunciar que tinha zerado a fila de espera para o Auxílio Brasil, mas ela voltou a se formar mais uma vez

O Governo Federal anunciou no início deste mês a entrada de mais 3 milhões de pessoas ao Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, esse montante foi suficiente para se conseguir zerar a fila de espera para o programa. E de fato, foi. Acontece, no entanto, que essa lista já voltou a se formar.

Para quem não sabe, a fila de espera nada mais é do que um lugar que reúne os nomes de pessoas que possuem o direito de receber o dinheiro do programa, mas que não estão recebendo nada. Na grande maioria das vezes isso acontece por conta da falta de espaço no orçamento do Governo Federal.

O Ministério da Cidadania conseguiu zerar essa fila no início deste ano. Acontece, no entanto, que esses números não são estáticos, ou seja, eles seguem mudando. Diante da situação econômica do país, todos os dias novas pessoas passam a entrar na fila de espera do benefício e ficam esperando por uma oportunidade.

O que se sabe neste momento é que a fila voltou a se formar, o que já era um movimento esperado. O próprio Governo Federal sabia que isso iria acontecer. A questão agora é entender se o Palácio do Planalto vai conseguir inserir mais essas pessoas no programa no decorrer dos próximos meses. O que resta é esperar.

Ministro chegou a prometer

Em entrevista há cerca de duas semanas, o Ministro da Cidadania, João Roma, falou sobre o assunto. De acordo com ele, o Governo Federal está ciente da situação do retorno das filas de espera para o Auxílio Brasil.

Segundo Roma, o Governo pretende seguir zerando a fila de espera para o novo Bolsa Família. Porém, frisou que isso vai acontecer sempre respeitando a questão do orçamento. Na prática, portanto, não dá para saber se todo mundo vai entrar mesmo.

O que eu posso fazer para tentar entrar no Auxílio?

Neste momento, não há muito o que se fazer para se tentar entrar no Auxílio Brasil. Se o seu perfil no Cadúnico já está atualizado e você atende aos critérios do limite de renda, então resta esperar mesmo. Não há nada o que possa ser feito.

Fila de espera

Também é preciso deixar claro que o Governo não tem mais obrigação de acabar com a fila de espera. O presidente Jair Bolsonaro vetou esse trecho do projeto original do programa. Então tudo vai depender da vontade do Palácio do Planalto.

Auxílio Brasil

O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no último mês de novembro do ano passado. Naquele primeiro momento, o programa estava indo apenas para as pessoas que faziam parte do antigo Bolsa Família.

Agora em janeiro, o projeto passou a assumir a sua forma turbinada. De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 17,5 milhões de brasileiros estão recebendo o dinheiro do benefício, que é de no mínimo R$ 400 para todos os usuários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.