Auxílio Brasil: como pedir para entrar no programa em abril

Segundo o Governo Federal, pagamentos de abril do Auxílio Brasil devem começar no próximo dia 14 para usuários com NIS final 1

No próximo dia 14 de abril, o Governo Federal deverá começar os pagamentos da sexta rodada do seu Auxílio Brasil. O número de usuários da próxima liberação ainda não foi divulgado pelo Ministério da Cidadania. De toda forma, a pasta já adiantou que mais pessoas poderão entrar no benefício.

Essa é uma boa notícia para os cidadãos que ainda não conseguiram receber nenhuma parcela do benefício até aqui. Afinal de contas, eles terão mais uma chance de entrada no programa. Mas o que de fato precisa ser feito para que eles entrem no Auxílio Brasil neste mês de abril? Existe uma maneira de fazer o pedido?

Em primeiro lugar, é importante dizer que não há nenhum tipo de inscrição direta para o Auxílio Brasil. O Governo Federal analisa apenas os dados já existentes, para decidir quem entra e quem não pode entrar no programa. A regra geral inicial é fazer parte do Cadúnico. De toda forma, existem três situações básicas. Veja abaixo.

Situação 1: Eu fazia parte do Bolsa Família

De acordo com o Ministério da Cidadania, as pessoas que faziam parte do Bolsa Família, não precisam pedir para entrar no Auxílio Brasil. Segundo a pasta, a passagem de um programa para o outro acontece de forma natural e automática. O próprio Governo Federal envia os documentos de um projeto para o outro.

Se a pessoa já estava no antigo Bolsa Família, então se pressupõe que ela esteja dentro do Cadúnico e cumpre todas as regras básicas de entrada. Por isso, a inserção é automática. Caso o cidadão tenha feito parte do antigo benefício e não conseguiu entrar no novo, então é hora de procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade para tentar entender o que aconteceu.

Situação 2: Não recebia Bolsa Família, mas estou no Cadúnico

Existe, no entanto, uma segunda situação. Aqui se encontram as pessoas que não recebiam o Bolsa Família, mas que estão no Cadúnico. Neste caso, os cidadãos passam a ter uma chance de entrar no Auxílio Brasil. Eles estão aptos ao recebimento, mas ainda não há garantia de que isso acontecerá de fato.

De acordo com as regras oficiais do Auxílio Brasil, o Governo Federal não tem obrigação de acabar com a fila de espera. Dessa forma, os cidadãos que estão no Cadúnico precisam esperar para saber se o Ministério selecionará os seus nomes.

Até lá, não há muito o que ser feito. Segundo o Ministério da Cidadania, a única dica é manter os dados do Cadúnico atualizados e esperar pelas próximas inserções do programa nos próximos meses. Há uma chance de entrada em abril, por exemplo.

Situação 3: Não tenho Cadúnico

Ainda há uma terceira situação. É o caso dos indivíduos que não receberam o Bolsa Família e nem estão no Cadúnico. O Governo Federal explica que neste caso, não haverá possibilidade de seleção dessas pessoas para o projeto.

Assim, o cidadão que não está no Cadúnico e deseja entrar no programa, precisa procurar entrar nesta lista o quanto antes. Isso porque sem ela, não é possível receber o dinheiro do Auxílio Brasil neste momento.

Para entrar no Cadúnico, o cidadão precisa entrar em contato com a prefeitura da cidade, para saber como funciona o processo de entrada por lá. O Ministério da Cidadania explica que não há maneira de concluir o procedimento de maneira remota.

Auxílio Brasil

O próximo pagamento do Auxílio Brasil deve começar no próximo dia 14 de abril para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Em março, pouco mais de 18 milhões de indivíduos receberam o benefício. Para abril, os números ainda serão divulgados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.