Auxílio Brasil: bolsa de iniciação científica júnior CNPq/MCTI

O programa Auxílio Brasil - Bolsa de Iniciação Científica Júnior CNPq/MCTI é uma premiação direcionada aos estudantes que integram famílias beneficiárias do Auxílio Brasil. Saiba mais!

Conforme informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o programa Auxílio Brasil – Bolsa de Iniciação Científica Júnior CNPq/MCTI é uma premiação direcionada aos estudantes que integram famílias beneficiárias do Auxílio Brasil e que se destacam em competições acadêmicas e científicas de abrangência nacional apoiadas institucionalmente ou organizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

Auxílio Brasil: bolsa de iniciação científica júnior CNPq/MCTI

A bolsa é um dos benefícios complementares do Programa Auxílio Brasil e tem como finalidade incentivar os estudantes a se dedicarem aos estudos e a desenvolverem potencialidades na área da ciência, destaca o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

CNPq/MCTI: bolsa concedida a estudantes de destaque (medalhistas) em competições acadêmicas e científicas (olimpíadas)

A Bolsa de Iniciação Científica Júnior CNPq / MCTI do Auxílio Brasil é concedida a estudantes de destaque (medalhistas) em competições acadêmicas e científicas (olimpíadas), de abrangência nacional apoiadas pelo MCTI. Importante destacar que somente os alunos integrantes das famílias inscritas no programa Auxílio Brasil estão aptos para o benefício.

 A Bolsa é paga em 12 parcelas mensais no valor de R$ 100 para o estudante; e em mais uma parcela única no valor de R$ 1.000 à família do estudante, informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

OBA, ONC, IPhCO e INDA

Atualmente estão sendo contemplados alunos que se destacaram – no período do ano 2020 – nas seguintes competições acadêmicas e científicas: Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IPhCO) e Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA). 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, iniciou o pagamento no final de dezembro/2021. Ao todo, estão sendo beneficiados 2.392 estudantes, de 26 estados do país, informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

A popularização da ciência

O programa, além de contribuir em vários aspectos relacionados à importância do ensino, da promoção e da popularização da ciência, também trata da oportunidade da mobilidade social quando premia financeiramente o esforço dos alunos de destaque, valorizando aqueles que se dedicam ao estudo como forma de ascensão social.

A difusão e promoção do ensino de ciências por meio da educação

A proposta também se apresenta alinhada com os objetivos estratégicos do Governo Federal, por meio do MCTI, que busca a difusão e promoção do ensino de ciências por meio da educação, incentivando disciplinas e eventos ligados a ciências, pesquisas científicas e tecnológicas na educação básica, técnica e profissionalizante, informa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações em sua plataforma oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.