Autoimagem no ambiente de trabalho: Como ter uma boa autoimagem?

autoimagem no ambiente de trabalho pode ser a responsável pela sua produtividade, bem como pode ser a mola propulsora da falta de concentração e autoconfiança. Por isso, reunimos neste texto algumas considerações que podem lhe ajudar com a sua autoimagem. Acompanhe e saiba mais!

Como desenvolver uma boa autoimagem no ambiente de trabalho?

Para desenvolver a sua autoimagem no ambiente de trabalho de forma positiva, algumas considerações devem ser levadas em conta. A seguir elencamos 5 pontos que podem ser bastante úteis no seu processo de descoberta. Veja:

1. Comece analisando os seus pontos fortes

Muitas vezes, ancoramos nossos pensamentos apenas nas coisas ruins que pensamos sobre nós mesmos. Porém, devemos quebrar esse hábito para começar a mentalizar atributos positivos que possuímos, mas que nem sempre nos damos conta.

Sendo assim, comece a pensar sobre a sua rotina de trabalho: O que você tem feito muito bem? As pessoas pedem conselhos em quais momentos? Você ajuda as outras pessoas? Como você as ajuda? Você é uma pessoa organizada? Quais habilidades profissionais percebe que possui? Quais estão sendo aprimoradas?

Todos esses questionamentos podem lhe ajudar a começar a construir uma autoimagem no ambiente de trabalho que seja mais positiva.

2. Como você costuma se portar em reuniões?

Pense sobre como você tem se portado nas suas reuniões e faça uma autoanálise. Às vezes, autossabotamos a nossa atuação, ficando calados e “perdidos” nas reuniões, por exemplo.

Se esse é o seu caso, comece a estudar a pauta da reunião com antecedência e pesquise soluções para as questões que vão sendo levantadas. Em seguida, comprometa-se a falar sobre alguma solução que você pesquisou – isso em todas as reuniões possíveis.

3. Foque na autoaceitação

Foque sempre na sua autoaceitação e faça exercícios diários para isso. Você pode se olhar no espelho e listar, para si mesmo, quais são os seus atributos físicos e intelectuais.

Sabe aqueles gatilhos emocionais que aparecem dizendo que você não é bom em algo? Ignore-os. Foque apenas em aceitar o que você vê na frente do espelho e se esse tipo de pensamento vier à mente, tente pensá-lo por meio de outra perspectiva, como no exemplo:

  • Se um pensamento vier lhe dizer que você não sabe fazer tal coisa, pense em seguida que você está aprendendo e se esforçando para aprender, e isso é bom!

4. Pratique o autocuidado

O autocuidado também pode ser um grande aliado no desenvolvimento de uma boa autoimagem no ambiente de trabalho. Por meio dele nós podemos cuidar da nossa saúde, promover bem-estar e até mesmo desencadear sensações de segurança, autoconfiança, autoestima, etc.

Por isso, cuide da sua aparência e da sua mente. Aprenda coisas novas, desfrute de boas sensações e atividades e veja como isso pode mudar a sua vida.

5. Faça psicoterapia

Por fim, procure fazer psicoterapia para mergulhar ainda mais dentro de si mesmo. Assim você aprenderá ainda mais sobre os seus próprios limites, pontos positivos e negativos, aceitando-os e aprendendo a lidar com eles.

Da mesma forma, será possível reconhecer os gatilhos por trás da autoimagem ruim, além de aprender a lidar com as suas emoções provenientes da baixa autoestima.

Experimente e veja como isso pode ser bastante interessante para você. Boa sorte nas suas descobertas pessoais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.