Você sabe por que a autoestima é importante para a saúde?

Você já parou para pensar nos motivos pelos quais a autoestima é importante para a saúde mental e física? Pois é…

Às vezes, podemos associar a autoestima apenas com algo relacionado à aparência, mas não é bem assim. A autoestima também impacta outras esferas de nossas vidas, como nossos relacionamentos, trabalho, estudos, e assim por diante.

Por conta disso, neste texto nós reunimos alguns fatores que tornam a autoestima tão importante em nossas vidas, para que você possa refletir sobre esse assunto conosco. Acompanhe!

Por que a autoestima é importante para a saúde?

A autoestima é importante porque ela impacta a maneira como nos enxergamos nos mais diversos contextos de nossas vidas. Ela tem relação com um conjunto de sentimentos e emoções que depositamos acerca de nós mesmos. Na lista abaixo, discutimos um pouco mais sobre como isso acontece:

1. Impactos nos relacionamentos

Quando a nossa autoestima está abalada, podemos construir relacionamentos mais inseguros, que causam ansiedade, medo, angústia, ciúmes excessivos, entre outras consequências. Em contrapartida, uma pessoa com a autoestima desenvolvida positivamente tende a se sentir mais segura e feliz nos relacionamentos.

2. Confiança para perseguir sonhos

Quando estamos com a autoestima muito baixa, podemos começar a ter pensamentos negativos com relação aos nossos sonhos. Podemos acreditar que não somos capazes de executar determinadas tarefas, temendo que não alcançaremos resultados efetivos e positivos. Isso reduz as chances de tomarmos atitudes em prol daquilo que queremos, procrastinando ou, simplesmente, abandonando sonhos por medo de ser incapaz.

Por outro lado, a autoestima equilibrada pode ajudar a aumentar a autoconfiança, fazendo com que enfrentemos as adversidades com mais resiliência, focando no resultado que queremos alcançar, sem que os pensamentos como “eu não vou conseguir” sejam capazes de nos parar.

3. Aumento do bem-estar

Estar de bem consigo mesmo também pode ajudar a aumentar a sensação de bem-estar, assim como quando estamos nos enxergando como pessoas ruins as emoções negativas tendem a aparecer. Afinal, pare pense sobre a última vez que você teve pensamentos ruins sobre si mesmo: como você se sentiu? Triste? Desesperançoso? Pois é… A autoestima é importante para a saúde porque ela também aumenta o bem-estar e, consequentemente, a qualidade de vida.

4. Fomenta o autocuidado

A autoestima é importante para a saúde pois ela também é capaz de fomentar os comportamentos de autocuidado. Quando entendemos o nosso valor e reconhecemos que somos especiais, passamos a cuidar melhor de nós. Porém, se apenas enxergamos coisas ruins em nossa pessoa, podemos não ter desejo e nem força para cuidar da aparência, da saúde, do intelectual, da imagem profissional, etc.

Portanto, a autoestima equilibrada também tende a ser uma fonte interessante de autocuidado. Pense nisso!

5. Promove positividade

Estar de bem consigo mesmo promove mais pensamentos positivos e pode, inclusive, tornar a rotina mais leve. Se cometemos um erro, sabemos que faz parte do processo e que podemos melhorar. No entanto, a autoestima abalada pode dificultar a positividade, pois podemos enxergar tudo pelo viés negativo, especialmente o que diz respeito a nós.

Portanto, lembre-se de que a autoestima é importante para a saúde e comece a fortalecer a sua! 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.