Autoestima e carreira: Qual a relação?

A relação entre autoestima e carreira pode ser notada por uma série de fatores. Primeiro, porque a forma como nos enxergamos pode impactar na maneira como nos portamos, segundo, porque a forma como entendemos nossos defeitos pode refletir na maneira como agimos diante dos desafios no trabalho.

Sendo assim, pensar sobre essa temática é lançar um olhar atento à forma como estamos cuidado da nossa autoestima no trabalho. Abaixo você verá algumas considerações que podem ser úteis nesse sentido. Vamos lá!

Qual a relação entre autoestima e carreira?

A relação entre autoestima e carreira pode ser bastante próxima. Isso porque a nossa mente e o nosso corpo estão interligados, logo, a forma como nos enxergamos e os sentimentos que são sentidos em torno disso nos permitem agir e viver a vida de determinadas maneiras.

Pois imagine uma situação na qual você se sinta completamente constrangido e encabulado. Agora, imagine você ter que cantar e dançar nessas circunstâncias! É algo que causa desconforto e, possivelmente, faria com que você se sentisse, ao menos minimamente, “travado”, certo?

No trabalho é semelhante. Quando a nossa autoestima está abalada, podemos nos sentir impedidos de mostrar quem somos, nossas ideias, planos e estratégias. Essa postura de “esconder” tudo pode acabar resultando na perda daquela promoção que queremos.

Por isso, quando pensamos em autoestima e carreira, pensamos também em:

1. Autoconfiança para apresentar ideias

Quando a nossa autoestima é trabalhada positivamente, podemos ter mais autoconfiança na hora de apresentar as nossas ideias e considerações sobre determinado assunto.

Se nos sentimos inferiorizados, podemos ter vergonha de explanar sobre algo que pensamos. Além de isso impedir que os nossos pensamentos contribuam para o bem de todos, as chances de nos sentirmos culpados por conta dessa “esquiva” também são grandes.

2. Confiança para ser proativo

A autoconfiança, que pode ser estimulada quando cuidamos da nossa autoestima, também contribui para uma posição mais proativa e independente. Isto é, quando acreditamos em nós mesmos, tendencialmente teremos mais coragem de “levantar e fazer” algo que achamos interessante.

Em contrapartida, o medo de ser julgado e a crença de ser incapaz pode fazer com que sempre esperemos a resposta e o direcionamento alheio.

3. Acreditar em si mesmo diante dos desafios

A vida não é perfeita e tampouco calma a todo momento. Às vezes ficamos diante de adversidades e desafios que promovem dúvidas, angústias, etc. Nessas situações, a baixa autoestima pode nos atrapalhar na hora de encarar a situação e seguir em frente.

Afinal, é possível que nos sintamos incapazes de vencer o desafio, estagnando os nossos passos.

4. Não minar o bem-estar com comparação

A autoestima e carreira estão relacionadas pois é por meio do fortalecimento da nossa visão de nós mesmos que percebemos que, apesar dos defeitos, nós temos qualidades. E que, mais do que isso, todo mundo tem qualidades e defeitos, portanto, comparar-se com os outros não agrega em nada.

Logo, esse tipo de postura de não se comparar pode ser bastante benéfica para a saúde mental e, consequentemente, para o rendimento no trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.