Autocobrança tóxica: O que é? Quais os malefícios?

autocobrança tóxica pode acarretar uma série de efeitos na saúde física e mental do sujeito. Por isso, pensar sobre essa temática é importante para que possamos previnir situações de cobranças excessivas. A seguir, apresentamos uma série de informações e considerações sobre este assunto. Acompanhe para saber mais.

O que é a autocobrança tóxica?

A autocobrança tóxica pode ser caracterizada como o ato de cobrar a si mesmo de uma forma extremamente excessiva. O trabalhador pode cobrar resultados que não estão ao seu alcance, levando-se à exaustão e à prática incessante da atividade laboral. Com o intuito de atingir a perfeição no que vem sendo feito, o indivíduo pode criar metas e objetivos irreais, que o levam ao caminho de abrir mão do descanso e do lazer em prol dos resultados almejados.

Essa autocobrança pode ser silenciosa em muitos casos, por isso, é importante ficar atento para reduzir as chances de que isso venha a acontecer na rotina de trabalho. Caso contrário, alguns malefícios poderão ser detectados com o passar do tempo. Discutimos sobre eles no próximo tópico.

Quais os malefícios da autocobrança tóxica?

A autocobrança tóxica pode acarretar efeitos na saúde física e mental do sujeito. Por conta disso, é interessante mantermos um olhar atento com relação à forma que estamos cobrando os nossos próprios resultados. Caso contrário, poderemos nos deparar com situações como:

1. Sobrecarga de atividades

A sobrecarga de atividades pode ser um dos reflexos da autocobrança excessiva. Com o desejo de atingir resultados cada vez mais elevados, o indivíduo pode incluir diversas atividades extras na sua agenda. O problema é que, para isso, ele pode abrir mão dos momentos de descanso, descontração e lazer. Logo, poderá sobrecarregar a sua rotina de tal modo que negligencie todas as outras esferas de sua vida.

2. Negligência com as emoções

As emoções também podem acabar sendo negligenciadas por conta da autocobrança tóxica. O indivíduo, que busca dar passos cada vez mais largos, pode deixar de lado aquela sensação de desânimo, tristeza, ansiedade ou irritação que aparece no meio do caminho.

O problema é que simplesmente negligenciar as emoções não é o mesmo que resolvê-las. Pelo contrário.

Quando não damos atenção para o que sentimos, podemos sobrecarregar o corpo e vivenciar um aumento no desconforto emocional à medida que o tempo passa.

3. Desmotivação

Sem dúvidas, a autocobrança tóxica também pode ser um dos caminhos para a desmotivação no trabalho. Isso se deve ao fato de que o indivíduo poderá ter dificuldades para atingir as metas que ele mesmo estipula, o que causa uma fragilidade na motivação que ele sentia para seguir adiante.

4. Equívocos recorrentes

Os equívocos no trabalho também podem surgir, na medida em que o indivíduo abre mão do seu descanso – que é crucial para o foco e para que possamos tomar boas decisões. Dessa maneira, é possível que o indivíduo cometa erros no trabalho, resultando em possíveis consequências que tornam a autocobrança cada vez mais intensa.

 

Cuidado com essa cobrança excessiva! Cuide-se.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.