Ausência de feedback: Consequências para a rotina de trabalho

Você sabia que a ausência de feedback no trabalho pode impactar tanto na produtividade, quanto no bem-estar dos seus colaboradores? Pois é! Por isso, é muito importante que você fique atento a periodicidade dos feedbacks oferecidos a cada funcionário, a fim de garantir o crescimento mútuo – empresa e indivíduo.

Neste texto, trouxemos algumas das consequências que a falta de feedback pode proporcionar no curto, médio e longo prazo. Continue lendo para saber quais são!

Consequências da ausência de feedback no trabalho

A ausência de feedback pode parecer um problema silencioso, mas quando paramos para analisar as consequências, percebemos que se trata de algo muito importante. Sendo assim, comece a praticar a sua autoanálise enquanto gestor, analisando se tem oferecido feedbacks de forma considerável.

Caso não, avalie quais das consequências abaixo já estão entrando em cena, e comece a trabalhar de uma forma que minimize isso. Preparado? Então vamos lá!

1. Falta de motivação

O seu time pode começar a apresentar comportamentos de baixa motivação. Isso decorre do fato de que a ausência do feedback impede que os caminhos mais promissores sejam conhecidos. A pessoa se sente “desamparada” pelo chefe, e passa a atuar apenas no piloto automático.

Logo, não tem mais comportamentos proativos e sente-se desmotivado diante das demandas diárias, reduzindo a sua produtividade.

2. Necessidade de retrabalho

Quando não existe um alinhamento de estratégias e o acerto de pequenas ações, a necessidade de retrabalho pode surgir. Isso porque o sujeito não recebe um amparo sobre a sua atuação, e acaba repetindo erros que não percebe – e que o feedback poderia sanar.

3. Falta de foco no que é certo

Um bom feedback é capaz de direcionar o olhar do time. Por meio dele você consegue apresentar os objetivos empresariais e auxiliar na hora de dividir a “energia no trabalho”. Dito de outro modo, é com o auxílio de um bom feedback que você consegue construir uma rotina de trabalho mais alinhada às metas de médio e longo prazo.

Consequentemente, os colaboradores mantêm o foco naquilo que realmente importa.

Em contrapartida, a ausência de feedback pode fazer justamente o caminho oposto: os colaboradores perdem tempo com coisas desnecessárias e os objetivos reais são deixados de lado.

4. Problemas que se repetem

Os erros podem se tornar repetitivos em uma empresa na qual há a ausência de feedback. Se ninguém estiver disposto a apontar as melhorias necessárias, o colaborador pode não enxergar aonde está “tropeçando” de forma constante.

Por isso, um bom feedback pode impedir que esse tipo de problema aconteça. O gestor poderá mostrar os melhores caminhos e impedir que uma repetição de erros se mantenha no dia a dia da corporação.

5. Falta de valorização da equipe

A falta de valorização é evidente quando há ausência de feedback. Isso porque o feedback pode também ser um caminho para elogios e reconhecimentos importantes. Se isso não acontece, o colaborador tende a se sentir de “escanteio”, o que pode provocar uma baixa na motivação e, em decorrência disso, na produtividade.

Portanto, se você deseja valorizar a sua equipe e construir um ambiente de trabalho mais promissor, invista na cultura do feedback!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.