Aumento de preços: como a Reforma Tributária afetará os custos de manter ou consertar seu carro

A Reforma Tributária é um tema que tem gerado muitas discussões no Brasil. Entre as diversas áreas que serão afetadas por essa mudança, o setor automotivo é um dos que mais tem gerado preocupações. Como essa reforma irá impactar o custo de manutenção ou reparação do seu carro? Vamos analisar.

Reforma Tributária é um assunto de extrema relevância no Brasil, uma vez que o sistema tributário atual não atende plenamente aos princípios de simplicidade, justiça e eficiência. Com o intuito de corrigir essa situação, foi proposta a Emenda Constitucional 45/2019, que está em análise no Senado. O objetivo dessa reforma é a criação de um novo imposto sobre o valor agregado (IVA), com uma alíquota que deve variar entre 20,03% e 30,7%.

O Contexto Atual do Sistema Tributário Brasileiro

De acordo com o último Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF), publicado pela Instituição Fiscal Independente (IFI), o Brasil possui uma matriz tributária regressiva, na qual os impostos sobre o consumo de bens e serviços têm um peso significativo. Isso reflete diretamente na elevada alíquota do novo imposto sobre o valor agregado.

A complexidade e falta de transparência do sistema tributário atual são apontadas como obstáculos para a eficiência e justiça fiscal. Portanto, a reforma tributária se mostra como uma medida estratégica e necessária para corrigir essas deficiências.

Objetivos da Reforma Tributária

A proposta de reforma tributária tem como objetivo principal a observância de princípios como equidade, simplicidade, transparência, eficiência e neutralidade. A alíquota elevada do novo imposto sobre o valor agregado reflete a necessidade de uma mudança estrutural no sistema tributário brasileiro.

A criação de um imposto sobre o valor agregado busca simplificar a cobrança de impostos, eliminando a cumulatividade e reduzindo a carga tributária sobre o consumo. Além disso, a reforma tributária visa promover uma distribuição mais justa da carga tributária, de forma que os impostos sejam pagos de acordo com a capacidade contributiva de cada cidadão.

Entendendo a Reforma Tributária

A principal proposta da Reforma Tributária é a simplificação do sistema tributário brasileiro. Em seu texto atual, a reforma propõe a substituição de cinco impostos pelo chamado IVA Dual (Imposto sobre Valor Agregado) em duas esferas:

  • Impostos federais: IPI, PIS e Cofins serão substituídos pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços)
  • Impostos estaduais e municipais: ICMS e ISS serão substituídos pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).
  • Além desses, será criado um imposto seletivo sobre produtos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.

A ideia é acabar com a prática de impostos em cascata, criando créditos para impostos já pagos ao longo da cadeia produtiva.

Impacto no Mercado Automotivo

O mercado automotivo tem particularidades que podem ser afetadas por essa reforma. Por exemplo, a faixa de impostos varia de acordo com a motorização dos carros, indo de 7% para carros até 1.0 até 25% para carros a gasolina com motor maior de 2.0.

Sem a definição das alíquotas, é difícil prever se os carros ficarão mais baratos ou mais caros após a reforma. Além disso, é importante ressaltar que o objetivo principal da reforma é a simplificação do sistema tributário, e não necessariamente a redução de impostos.

Efeito na Manutenção e Reparação de Carros

A manutenção e reparação de carros podem ser impactadas pela reforma tributária. Por exemplo, o serviço de oficinas, como uma simples troca de pneu, pode ficar mais caro, uma vez que hoje a carga tributária é menor.

Por outro lado, a redução da burocracia tributária pode trazer benefícios para o setor automotivo. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), 1,2% do faturamento da indústria automotiva é gasto com burocracia tributária.

A Reforma Tributária e o Setor de Carros Usados

O setor de carros usados também espera ser contemplado pela reforma tributária. Existe uma expectativa de que haja uma diferenciação no tratamento tributário entre o mercado de carros novos e o mercado de carros usados.

A Mudança no IPVA

Outra mudança prevista pela reforma tributária que pode impactar os donos de carros é a alteração no Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O IPVA passará a ser progressivo, levando em conta a eficiência energética e o valor dos carros.

Implementação da Reforma Tributária

A implementação da reforma tributária ainda está em discussão. Mesmo que o texto seja aprovado, ainda passará por uma fase de testes em 2026, e só será plenamente implementado em 2032.

Em resumo, a  Reforma Tributária trará mudanças significativas para vários setores, incluindo o automotivo. Ainda é cedo para prever exatamente como essas mudanças irão impactar o custo de manutenção ou reparação de carros, mas é importante estar atento a essas discussões e entender como essas mudanças podem afetar o seu bolso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.