Exercícios funcionais e Ioga são os mais praticados durante a Pandemia

photo-1575052814086-f385e2e2ad1b
Banco de Imagens: Unsplash

As consequências do isolamento social não vêm sendo consideradas tão prejudiciais para alguns brasileiros.

A suspensão ou limitação de atendimento de academias, clubes, inclusive, a oportunidade de ficar mais tempo em casa fez surgir uma grande tendência: a prática de atividades físicas remotas.

Sem precisar pegar trânsito, pagar mensalidades ou disputar aparelhos, essas pessoas mantêm a saúde e corpo em dia no conforto de casa, inclusive, de acordo com a modalidade escolhida, ainda podem usufruir dos benefícios do acompanhamento à distância de profissionais credenciados.

Além disso, a acessibilidade à prática de exercícios remotos é outra grande vantagem, visto que atualmente, a internet disponibiliza diversos conteúdos gratuitos para quem deseja se aventurar em algum esporte.

Dentre os mais requisitados durante o período da Pandemia, os exercícios funcionais e a Ioga aparecem em destaque entre os brasileiros.

 

Exercícios funcionais e Ioga na Pandemia

photo-1571019613454-1cb2f99b2d8b
Banco de imagens: Unsplash

De acordo com uma pesquisa da plataforma fitness Weburn, as videoaulas tiveram um crescimento de 190% desde o início da pandemia.

As aulas de exercícios funcionais cresceram 200%, comparado ao período antes da pandemia, já as de ioga 358%.

Esta preferência pode estar relacionada ao fato dessas modalidades, na maioria dos casos, não precisar de aparelhos específicos ou serem realizadas com objetos improvisados de casa.

Além disso, os benefícios associados a prática do funcional e ioga refletem não só na saúde física, como também, mental.

Benefícios do Funcional e Ioga

Como já destacado, as práticas não demandam de muitos aparelhos ou apetrechos, por isso, a economia pode ser uma das grandes vantagens na hora de optar pelo funcional ou ioga.

Com inúmeros vídeos disponíveis na internet, como também, a possibilidade de usar aplicativos exclusivos para tais práticas, é possível realizar todo treino de forma adequada e eficiente.

Já os benefícios diretos, que refletem na saúde do corpo e mente são muitos, de acordos com especialistas.

  • Funcional: Os exercícios funcionais são excelentes para melhorar a coordenação, equilíbrio e resistência, além de promover a queima de gordura de forma intensa. Os resultados no corpo acabam sendo notados mais rápidos, visto que essa modalidade trabalha de forma simultânea todas as regiões. Já para a mente, este tipo de atividade é ideal, já que garante a liberação de endorfina, considerado o hormônio do prazer, responsável por garantir mais felicidade e disposição.
  • Ioga: A prática conhecida por reduzir o estresse, aliviar a ansiedade e aumentar a concentração, também promove benefícios para o corpo físico. Com os movimentados complexos é possível desenvolver a força, flexibilidade, tonificação dos músculos, além de promover um gasto calórico. Devido ao período conturbado que todo o mundo vive, atrelar cuidados com a saúde da mente e do corpo, sem dúvidas, é o mais indicado.

Apesar da prática dos exercícios funcionais e da ioga terem crescido na forma remota, é importante buscar sempre um auxílio profissional, a fim de que os movimentos não sejam executados de forma inadequada, causando possíveis transtornos à saúde.

Alguns aplicativos ainda oferecem o acompanhamento destes profissionais, mas caso a escolha não abranja este recurso, o mais indicado é buscar uma orientação a parte, a fim de seguir com a prática de maneira segura.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.