Atualidades: Fatos importantes sobre Donald Trump e pilares de seu governo

Há sempre um espacinho para os EUA nos vestibulares, no ENEM e até em concursos públicos brasileiros

Donald Trump, como você já deve saber, é o atual presidente dos Estados Unidos, considerado a maior potência mundial. Por conta disso, os holofotes do planeta inteiro se voltam para o líder do país e a tudo que ocorre dentro e fora da Casa Branca.

As políticas de estado, externas, de imigração, decisões econômicas e de saúde, em meio ao coronavírus, de Donald Trump, chamam a atenção. Algumas por serem bem controvérsias.

Mas qualquer que seja o presidente, há sempre um espacinho para os EUA nos vestibulares, no ENEM e até em concursos públicos brasileiros. Para ajudar você no estudo das atualidades, selecionamos informações sobre a “era Trump” a seguir.

Era Donald Trump

Eleito em novembro de 2016, Donald John Trump é o 45° presidente da história dos Estados Unidos da América pelo partido republicano. Ele busca sua reeleição nas eleições que ocorrerão em 2020.

Quem é Donald Trump?

Donald Trump nasceu em junho de 1946, em Nova Iorque, em uma família de imigrantes. Seu pai era descendentes de alemães e sua mãe era escocesa.

Trump cursou Economia na Universidade da Pensilvânia. Nos anos 70 assume a direção da Trump Organization e torna-se um dos empresários de maior sucesso nos EUA.

Políticas de Donald Trump

Donald Trump é considerado um político de direita e nos olhares da mídia um “populista”. Dentre várias políticas de Donald Trump algumas merecem mais atenção.

Políticas de imigração

Donald Trump é sempre polêmico ao tocar no assunto. Politicamente, reduziu fundos que ajudavam ao menos 80 mil imigrantes jovens.

Além disso, ele restringiu a imigração de muçulmanos ao país. No entanto, a Suprema Corte Americana interviu e a proibição se dá somente para imigrantes dos seguintes países: Síria, Irã, Iêmen, Somália e Sudão.

Donald Trump ainda queria construir um muro na fronteira com o México para barrar a entrada de estrangeiros ilegais nos EUA. Tal medida foi reprovada pelo Congresso Americano.

Coreia do Norte

Donald Trump teve problemas diplomáticos com a Coreia do Norte, chefiada pelo ditador Kim Jong-un. A Coreia do Norte realizava testes com mísseis, com potencial de atingir os EUA. A partir disso, ameaças e insultos foram disparados por Trump em redes sociais e na mídia.

O mundo previu um choque entre as nações, entretanto Donald Trump e Kim Jong-Un reuniram-se em Singapura em 2018 e a Coreia do Norte não seguiu com os testes nucleares na época.

Além disso, Donald Trump foi o primeiro presidente americano a pisar em solo norte coreano. Foi em 2019 em uma reunião entre os governantes. As negociações seguem estagnadas.

Cuba

Quando Barack Obama foi presidente dos EUA, os americanos tiveram aproximação com Cuba e restabeleceram relações diplomáticas, revisando acordo e excluindo os cubanos da lista de terroristas norte americana.

Porém, o governo Trump está revendo acordos com Cuba e com isso é possível a volta de Cuba à lista de patrocinadores do terrorismo.

Além disso, os EUA restringem viagens para Cuba além da realização de negócios.

Rússia

A relação entre as nações ficaram estremecidas após saírem notícias de possível intervenção russa na eleição americana.

As acusações estão baseadas em divulgações de Fakenews contra a candidata Hillary Clinton.

Oriente Médio

Algumas das medidas mais conhecidas de Trump foram criar sanções econômicas ao Irã e romper o pacto nuclear que mantinha com o país do Oriente Médio.

Trump x Venezuela

Donald Trump, não reconhece Nicolás Maduro como presidente da Venezuela. Além disso, decretou sanções econômicas ao país. A Venezuela enfrenta uma crise econômica, política e social severa.

Trump e o Brasil

Trump mantém uma certa proximidade com o então presidente do Brasil Jair Bolsonaro. Porém, recentemente criticou as relações comerciais entre os dois países.

Fez críticas aos processos burocráticos brasileiros, e comentou que os EUA saem perdendo em acordos que têm com o Brasil. Trump também fez ressalvas na maneira como o governo brasileiro tem enfrentado a pandemia da Covid-19.

Pandemia do novo Coronavírus

O EUA foi o país mais afetado pela pandemia até então com milhões de casos e milhares de mortos. Além disso, o país conta com mais de 40 milhões de desempregados.

Trump cancelou financiamentos a OMS e diversas vezes subestimou o vírus.

Capriche no estudo acerca das atualidades mundiais e brasileiras para o ENEM, para vestibulares e concursos.

Leia também um post que fizemos sobre Temas prováveis para a redação do ENEM em 2020

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.