ENEM: 4 documentários para estudar atualidades

Muitos filmes documentais exploram conteúdos que são retratados no ENEM e demais vestibulares

Engana-se quem pensa que os estudos para o ENEM precisam ser monótonos. Atualmente, há muitas opções para garantir um aprendizado mais completo, e melhor, com mais dinamismo.

Uma delas é apostar em produções de áudio-visual, como os documentários. Eles são uma classificação do cinema que consiste na filmagem e narração de uma tramam real.

Podem ser de temas / acontecimentos recentes ou históricos. Isso que é o mais legal, pois você encontra filmes documentais sobre os mais variados assuntos. Muitos deles podem ser ótimos complementos para estudar atualidades, inclusive.

Por isso elaboramos uma lista com 4 documentários para você assistir e se aprofundar em diversas matérias. Conheça!

1 – Cowspiracy – O Segredo da Sustentabilidade (2014)

Produzido por Leonardo Di Caprio, fala sobre os impactos ambientes provenientes do consumo de carne e da indústria alimentícia, como a destruição da Amazônia.

Não é preciso dizer que se trata de um tema bem atual, não é mesmo? Tanto o desmatamento quanto fatos correlatos sempre surgem em questões de Biologia, Geografia, de interpretação de texto de modo geral e, claro, nas redações.

2 – Quem matou Eloá (2015)

No ano de 2008 o Brasil assistiu ao crime cometido por Lindemberg Alves. O rapaz invadiu o apartamento da ex-namorada Eloá Pimentel, de 15 anos, e a manteve refém por cinco dias. Tudo isso foi exibido pelos canais de televisão em rede nacional e há duras críticas à mídia em relação a essa cobertura.

Vale a pena assistir, pois ajuda a discernir sobre qual é o papel da imprensa, relacionar com outros casos em que a mídia interferiu em casos da polícia, com relacionamentos abusivos, entre outros fatos. São temas recorrentes nas avaliações.

3 – 13th (2016)

Outro dos documentário que retratam temas super “quentes” e que podem cair na redação do ENEM e nos cadernos de questões.

13th conta com a análise de estudiosos e ativistas sobre a associação das prisões de pessoas negras e a superlotação do sistema prisional dos Estados Unidos.

 

Mostra-se um tema excelente para avaliar os acontecimentos atuais acerca do racismo estrutural, casos de violência policial, características do direito penal, déficits na estrutura das prisões, relacionando também com a realidade do Brasil nesses quesitos.

Dica: Também é uma boa para quem está se preparando para concursos na área de Direito!

4 – Privacidade Hackeada (2019)

Conta detalhes sobre o escândalo envolvendo o Facebook e a consultoria Cambridge Analytica à época das eleições presidenciais nos Estados Unidos. Mostra o ponto de vista de um professor que descobriu que suas informações na rede social foram hackeadas, mas não só as dele, e sim as de 240 milhões de pessoas.

A partir dessas informações, foram criados perfis políticos, supostamente para influenciar as eleições americanas do ano de 2016.

Nesse sentido, é uma dica válida para se inteirar sobre lei de proteção de dados, disseminação de fake news, robotização de perfis na web. Vale a pena para ainda para refletir acerca do uso da internet e a influência que ela tem sobre a vida das pessoas.

E então, o que achou de nossa lista de documentários?

Vale dizer que essas obras podem ser usadas como base para a redação do ENEM e de vestibulares, ou então para responder questões alternativas, afinal, ensinam sobre muitas áreas do conhecimento. Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.