Atualidades: queda do IDH brasileiro

Confira um resumo sobre a atual situação

Queda do IDH brasileiro: um resumo de atualidades

Há alguns anos, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil têm sofrido quedas significativas. 

Dessa maneira, é muito provável que questões de atualidades dos vestibulares ou da prova do ENEM abordem esse tema.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a queda do IDH brasileiro.

O que é o IDH?

O IDH, sigla para Índice de Desenvolvimento Humano, é o indicador que mede o desenvolvimento humano dos países que fazem parte da ONU (Organização das Nações Unidas).

A importância desse índice está no fato de que, através das análises que se pode fazer dos índices, os pontos de deficiência de cada país podem ser obtidos, bem como soluções para os mesmos.

Ainda, devemos nos lembrar que quanto maior for o IDH, melhor será a situação do país em questão.

Queda do IDH brasileiro: introdução

No ano de 2019, o Brasil sofreu uma forte queda no IDH: o país caiu da posição 79 para a posição 84, dentre os 189 países participantes das pesquisas. Devemos nos lembrar de que o IDH leva em consideração principalmente a educação, a saúde e o padrão de vida dos habitantes dos países avaliados.

Na ocasião, o motivo que levou à queda foi, segundo a ONU, a falta de processos inovadores na educação, bem como o aumento na desigualdade de renda e de gênero.

Queda do IDH brasileiro: motivos

O Brasil não se encaixa em uma posição de destaque no mundo industrializado. Dessa maneira, a economia brasileira, apesar de ser significativa, industrializada e capitalista, depende de outras economias e de outros países em melhor situação para continuar se sustentar.

Queda do IDH brasileiro: uma possível melhora

Se levarmos em conta dados atuais, baseados nas pesquisas do ano de 2021, podemos notar que uma possível melhora pode ser detectada: o Brasil subiu 10 posições no índice que avalia  fatores ecológicos: o Índice de Desenvolvimento Humano Verde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.