IDH: resumo para ENEM e vestibulares

Saiba tudo sobre o Índice de Desenvolvimento Humano

O que é o IDH?

O termo “IDH” é uma sigla para “Índice de Desenvolvimento Humano”. Atualmente, o IDH é utilizado como uma unidade de medida para calcular o grau de desenvolvimento de um grupo social. 

O tema é abordado com grande frequência por questões de geografia, principalmente dentro da prova do ENEM e dos vestibulares. 

Dessa maneira, para que você garanta um bom desempenho nos seus exames, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o IDH. 

IDH: introdução

O Índice de Desenvolvimento Humano, abreviado pela sigla IDH, é uma ferramenta utilizada para a avaliação do índice de desenvolvimento de uma nação ou sociedade. 

Os parâmetros utilizados pelo IDH para realizar o cálculo e a avaliação são: educação, saúde e renda da população do local em questão. 

IDH: categorias 

O IDH pode ser dividido em quatro categorias: muito alto, alto, médio e baixo. Ainda, existe também um ranking no qual os países são agrupados segundo o próprio IDH. 

Atualmente, o Brasil ocupa a 84º posição nesse ranking, com um índice 0,765, sendo considerado um país com alto IDH.

IDH: contexto histórico

O IDH foi criado por Amartya Sen e Mahbub Ul Haq. O índice seria utilizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) pela primeira vez no ano de 1990. 

No momento de sua criação, o objetivo do índice era avaliar os países com índices que vão além dos fatores econômicos, considerando a qualidade de vida da população do país.

Vamos conferir, a seguir, cada um dos parâmetros utilizados pelo IDH para a sua análise. 

Parâmetros do IDH: educação 

A educação é utilizada como um dos parâmetros do IDH. Esse indicador faz referência à média de anos de estudo da população que está sendo analisada. 

Dessa maneira, quanto maior o tempo de permanência em instituições de ensino, maiores são as taxas de desenvolvimento da nação. A educação é também utilizada como uma maneira de avaliar o comprometimento do Estado com o desenvolvimento dos seus cidadãos.

Parâmetros do IDH: saúde

A saúde é utilizada como um parâmetro para avaliar a expectativa de vida da população. 

Assim, quanto maior a expectativa de vida dos habitantes da nação, maior é a qualidade de vida oferecida pelo Estado. 

Existem alguns fatores responsáveis por impactar diretamente esse indicador. Dentre eles, podemos citar: campanhas de vacinação, qualidade do sistema público de saúde e fornecimento de tratamentos e medicamentos.

Parâmetros do IDH: renda

Enquanto parâmetro do IDH, a renda leva em consideração a média entre o PIB (Produto Interno Bruto) e o valor médio do rendimento da população. Esse indicador possui como objetivo avaliar o nível de concentração de renda e de desigualdade social presente na nação em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.