Atualidades: Energia Eólica no Brasil e no mundo

A Energia Eólica consiste em uma fonte de energia limpa. Acontece por meio de um processo onde o vento se transforma em energia cinética e posteriormente em eletricidade. 

A saber, o vento já foi utilizado como gerador de energia na antiguidade. Através dela algumas atividades eram desenvolvidas, como a moagem de grãos, movimentação de barcos, entre outros.

A Organização das Nações Unidas (ONU) considera a energia eólica como uma fonte limpa, como eles denominam MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Por conta disso, é considerada como prioridade para investimentos no incentivo à economia verde.

Fontes de energia limpa podem aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe!

Meio ambiente – Impactos Ambientais

A energia eólica é uma das opções as alternativas não-renováveis que vem ganhando espaço em todo o planeta. Alguns modelos que fornecem energia vem recebendo muitas críticas, sobretudo pelo impacto ambiental negativo que eles proporcionam. 

Podemos citar por exemplo as termelétricas que através da queima de madeira, óleo e carvão vegetal contribuem diretamente para o efeito estufa. 

Aqui no Brasil, as hidrelétricas são fontes mais utilizadas, contudo, elas promovem o alagamento de grandes áreas, assim como, mudam o curso dos rios. 

Por fim, temos as usinas nucleares que embora não impacte o meio ambiente, sempre corre-se o risco de contaminação por conta da radiação. 

Energia Eólica – Aerogerador

A instalação do aerogerador pode ocorrer em locais onde há predominância de vento. A saber, essas grandes peças possuem formato de moinhos ou cata-ventos. 

O funcionamento se dá pela transformação da energia cinética, em energia mecânica ou elétrica. Ademais, obtém-se o vento através de correntes de conversão na atmosfera, impulsionados pela energia térmica. 

O movimento que gera a energia cinética se transformará em energia elétrica por conta da movimentação das turbinas. Pode-se destacar duas limitações: Sem vento não há energia, assim como, ventos em excesso podem danificar todo o processo. 

Energia Eólica no Brasil

Em território brasileiro, o início da utilização da energia eólica aconteceu no ano de 1992 com a instalação do primeiro gerador em Fernando de Noronha, Pernambuco. 

O Brasil é o líder sul-americano nesse tipo de energia, e pode abastecer até 13 milhões de pessoas. Sua fatia na produção de energia nacional consiste em 3,5%. Por isso a meta do governo é chegar a 11% até 2023.

De acordo com o levantamento feito pelo Ministério de Minas de Energia, uma turbina pode abastecer até 300 casas. 

Vantagens e desvantagens  

A energia eólica apresenta vantagens e desvantagens, vamos vê-las:

Vantagens

  • Fonte de energia infindável 
  • Não possui emissão de gases
  • Não produz resíduos 
  • Corrobora para o aumento do potencial energético do país
  • Diminui o uso de combustíveis fósseis 
  • Pode-se manter as atividades econômicas do campo, sem ter necessidade de remanejamento. 

Desvantagens

  • Afeta a migração de aves 
  • Poluição sonora
  • Intermitência dos ventos
  • Poluição visual 

E então, gostou de conhecer mais sobre energia eólica e suas características?

Não deixe de ler também – Biomassa: O que estudar sobre essa produção de energia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.