Atualidades para ENEM e vestibulares: a Guerra na Síria

Esse tema é muito cobrado em questões de atualidades

A Guerra na Síria: tudo aquilo que você precisa saber sobre esse assunto

O termo “Guerra na Síria” é usado para definir um conflito que começou no ano de 2011, durante a Primavera Árabe.

O tema é extremamente abordado por questões de atualidades nas principais provas do Brasil, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo que você precisa saber sobre a Guerra na Síria. Vamos conferir!

O que é a Guerra na Síria?

Como mencionado, a Guerra na Síria começou em 2011, durante a Primavera Árabe. O conflito, que pode ser caracterizado como uma guerra civil, ainda não terminou e já provocou quase 450 mil mortes.

Contexto

Em 2011, depois da denúncia de esquemas de corrupção no governo, um grupo começou uma série de protestos pacíficos contra Bashar al-Assad, presidente da Síria. Em pouco tempo, muitas pessoas aderiram aos movimentos em todo o país para protestar, influenciados, pelas revoltas que aconteciam em outros países árabes ao mesmo tempo, durante a Primavera Árabe.

Porém, o presidente ordenou que o exército reprimisse as manifestações com violência. Com isso, os grupos da oposição passaram a se armar para combater o governo. Dessa maneira, os conflitos geraram o início de uma guerra civil em todo o país.

Com o país dividido, os dois lados passaram a impor bloqueios de alimentos aos civis, interrompendo o acesso à água e impedindo que ajuda humanitária alcançasse a região. Nesse contexto, o Estado Islâmico conquistou diversos territórios do país, consolidando seu domínio na região.

Grupos envolvidos no conflito

Diversos são os grupos envolvidos na Guerra na Síria. Confira alguns dos principais:

  • Forças Armadas Sírias: liderado pelo presidente Bashar al-Assad, o grupo conta com o apoio do Hezbollah Libanês, do Irã, do Iraque e da Rússia.
  • Exército Síria Livre: formado por membros da oposição ao presidente e conta com o apoio da Turquia, Arábia Saudita e Catar.
  • Partido da União Democrática: formado por curdos e reivindica a autonomia desse povo em parte do território sírio.
  • Estado Islâmico: possui o objetivo de consolidar um califado na região.

O Exército Síria Livre e o Partido da União Democrática recebem apoio também da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos e da União Europeia, mesmo que essas nações não realizem uma intervenção militar direta na região dos conflitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.