REAL DIGITAL: testes seguem até 2024; dinheiro em papel vai acabar?

Projeto-piloto do real digital teve início há duas semanas e seguirá até fevereiro de 2024, quando a moeda deverá ser lançada ao público

Após um ano e meio da sua criação, o Banco Central (BC) deu início ao projeto-piloto do real digital neste mês de março. Esse é um grande passo para a entidade financeira, que deverá mudar a vida de milhões de brasileiros nos próximos anos.

Aliás, você já ouviu falar no real digital, a futura moeda virtual oficial do país? Para quem não sabe, o BC iniciou os testes com a moeda, mas isso acontecerá apenas em ambiente simulado, ou seja, ainda não envolverá transações e valores reais.

A expectativa é que o projeto siga em execução até fevereiro de 2024. Em resumo, apenas instituições financeiras autorizadas e escolhidas pelo BC poderão participar do projeto-piloto do real digital, mas isso acontecerá somente a partir de maio.

Nos próximos meses, o projeto irá simular a participação de usuários finais através de depósitos codificados do real digital. Além disso, também haverá simulação de compra e venda de títulos públicos, que contará com a parceria do Tesouro Nacional. Caso tudo ocorra como o planejado, a compra e a venda desses títulos públicos poderá acontecer com o real digital no futuro.

De acordo com o BC, a Hyperledger Besu foi a plataforma escolhida para os testes do real digital.

Real digital vai acabar com o papel?

Ao fim dos testes com o projeto-piloto, o real digital deverá passar por uma etapa de avaliação em março de 2024, antes do lançamento ao público. Inclusive, o coordenador da iniciativa do real digital, Fabio Araujo, informou que o lançamento ao público deverá ocorrer até o fim de 2024.

“Trabalhamos com a expectativa de conseguir amadurecer o projeto o suficiente para permitir acesso à população no fim de 2024”, disse Araujo

Em meio a esse cenário, muitos brasileiros se perguntam se o lançamento do real digital vai acabar com o dinheiro em papel. Para quem tem esse medo, pode ficar tranquilo, porque isso não acontecerá.

Na verdade, a moeda virtual oficial será apenas uma extensão do papel moeda. Assim, as pessoas terão a possibilidade de utilizá-la para realizar transações financeiras, como já o fazem com o dinheiro presente em contas bancárias ou aplicativos financeirosreal. Aliás, o BC irá emitir a moeda, além de ser responsável por sua custódia.

Em outras palavras, os brasileiros terão mais uma forma de movimentação financeira virtual. Isso sem falar que também haverá a possibilidade de converter a moeda virtual e sacá-la em papel-moeda.

“A diferença fundamental [do real digital] será a tecnologia, você poder ganhar eficiência e baratear o custo e prestar serviços que não são possíveis hoje”, explicou Fabio Araujo.

Crescimento da inclusão financeira no país

O real digital vem ao mundo com a proposta de ficar à disposição de todos no país, incluindo fintechs e regulados. Dessa forma, promoverá uma inclusão financeira mais ampla e transparente “através de algoritmos e de smart contracts [contratos inteligentes]”, segundo Araujo.

Em entrevistas anteriores, o coordenador do real digital também afirmou que a ferramenta trará “uma possibilidade muito grande de inclusão financeira, principalmente em relação à redução da sub-bancarização”. Segundo ele, isso dará “acesso a serviços financeiros que as pessoas ainda não têm, através dos sistemas que o real digital pode oferecer”.

Araujo afirmou que os bancos vêm demonstrando grande interesse pelo projeto e pela adoção de moedas virtuais emitidas por Banco Centrais.

A propósito, há várias diferenças entre o real digital e o bitcoin, principal criptomoeda do planeta, e a principal delas é o seu controle. Em suma, as criptomoedas surgiram com o objetivo de serem moedas descentralizadas, ou seja, governos ou bancos não podem controlá-las. Por outro lado, o real digital ficará sob controle do BC.

Real digital reduzirá custos para a população

O BC afirma que o real digital proporcionará a redução de custos nas operações bancárias para a população. Em síntese, a expectativa é que isso ajude a popularizar produtos bancários através das fintechs, que são pequenas empresas de tecnologia ou startups cuja atuação ocorre no setor financeiro.

Por fim, vale destacar a escassez é um ponto muito presente nas moedas digitais. Como estas são consideradas ativo, a sua escassez acaba aumentando o seu valor atribuído, em especial o bitcoin. Como o real digital é apenas uma extensão do papel moeda, seu valor continua o mesmo do dinheiro físico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.