Atualidades: As origens e o contexto do antissemitismo

O ódio e aversão aos judeus desde o século XIX é conhecido como antissemitismo. No Holocausto promovido pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se ver o maior exemplo desse conceito posto à prática cruelmente.

Para se ter uma ideia, ao menos seis milhões de judeus morreram através do Holocausto em países como a Alemanha, Polônia, Áustria, entre outros. 

Desse modo, o tema poderá aparecer em questões de vestibulares, assim como no Enem e por isso, vale a pena ficar ligado, veja!

Antissemitismo – Povo Judeu contexto histórico

O povo judeu começou a espalhar-se pelo mundo na Antiguidade, quando a Palestina era uma das províncias do Império Romano.

Essa movimentação, ficou conhecida como diáspora, contudo ela foi ocasionada devido expulsões involuntárias, sobretudo após a destruição de Jerusalém e do Templo de Salomão no ano 70 d.C.

Por conseguinte, o povo judeu foi se espalhando por toda a Europa, iniciando a construção de comunidades, no período da conhecido como a passagem da Antiguidade para a Idade Média. 

Com o passar do tempo, o povo judeu passaram a ser grandes empreendedores, atuando firmemente nas áreas de negócios, entretanto mesmo com poder financeiro os judeus não conseguiram a instauração de um Estado judaico.

Vale dizer, que desde a Idade Média houve uma grande perseguição aos judeus. Por conta de uma série de perseguições, como por exemplo, no século XIV devido a Peste Negra, diversas comunidades judaicas perseguidas, sendo acusadas de terem provocado a epidemia. 

Ademais, o povo judeu também sofreu perseguição em Portugal e na Espanha, por exemplo, por cometerem atos como a usura. Por consequência, acabavam exilados ou expulsos de fato.  

Origem da palavra

O termo surgiu em 1879 por um jornalista alemão que buscava abordar o tema de uma forma mais “leve”, pois os alemães utilizavam a palavra “judenhass” que significa ódio aos judeus. 

O próprio jornalista Wilhelm Marr, criou a “Liga dos Antissemitas” que criticava intensamente a presença de judeus na Alemanha. 

Antissemitismo – O ódio nazista

Na década de 30 com a ascenção nazista na Alemanha, institucionou-se o antissemitismo. Os primeiros atos, começaram com uma forte propaganda racista, colocando a culpa dos problemas sociais e econômicos do país e de todo continente no povo judeu. 

Posteriormente, a perseguição só aumentou, com a construção de “guetos” como forma de isolar o povo judeu do restante da população. 

Além disso, os judeus perderam seus direitos, não podendo ter cargos públicos. Assim como tiveram seu patrimônio destruído, bem como suas lojas, sinagogas e todo e qualquer estabelecimento judaico depredado. 

Por fim, os judeus durante a Segunda Guerra foram transportados para campos de concentração, onde eram escravizados e mortos. Conhecido como Holocausto foi um verdadeiro extermínio ao povo judeu, chegando ao menos a seis milhões deles mortos. 

E então, gostou de conhecer mais a fundo esse tema tão complexo?

Estude-o para se preparar para o Enem, vestibular ou concurso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.