O que atrapalha os estudos para o concurso?

Saber o que atrapalha os estudos para o concurso é uma forma de se preparar para essas situações, construindo uma rotina que seja mais saudável e efetivamente positiva.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ajudá-lo a refletir sobre o assunto. Acompanhe!

O que atrapalha os estudos para o concurso?

São diversos os fatores que podem atrapalhar os estudos, de uma maneira geral. No caso dos concursos, não é diferente. Saber fazer uma autoanálise para verificar o que pode estar roubando a sua atenção é uma forma de se organizar e minimizar os impactos negativos na rotina.

Além disso, considere os pontos que trouxemos a seguir:

1. Falta de cronograma

A falta de cronograma pode ser um grande problema quando pensamos no que atrapalha os estudos para o concurso. Apesar de parecer algo inofensivo, se você não tiver uma trilha de aprendizagem para seguir, poderá cair no equívoco de estudar tudo de um modo mais “aleatório”, pulando assuntos importantes sem se dar conta disso.

Portanto, preparar um cronograma, com prazos e um verdadeiro “passo a passo”, tende a ser uma medida bem interessante.

2. Ambiente de estudos desconfortável

O ambiente de estudos tem o poder de nos ajudar na hora de nos concentrarmos, bem como pode atrapalhar o nosso foco e, consequentemente, nossos resultados.

Por exemplo, se o ambiente possui muita poluição auditiva e visual, há chances de você não conseguir se concentrar da melhor forma. Da mesma maneira, uma má iluminação pode atrapalhar na hora da leitura e até mesmo aumentar a sensação de cansaço visual.

Por conta desses e de outros fatores semelhantes, é relevante buscarmos formas de criar um espaço de estudos que seja saudável, organizado e agradável.

3. Procrastinação

A procrastinação é algo que atrapalha os estudos para o concurso, e isso não é novidade para ninguém. Porém, nem sempre estamos atentos o suficiente para percebemos que procrastinamos mais do que imaginávamos.

Por isso, colocamos esse ponto nesta lista para que você faça uma reflexão: pense em quantas vezes você procrastinou ao longo deste mês. Será que foi mais do que você imaginava?

4. Hábitos ruins

Hábitos ruins, como por exemplo, falta de rotina de sono, má alimentação, sedentarismo, falta de ingestão de líquidos, entre outras situações, podem impactar a nossa saúde física e mental. Consequentemente, pode atrapalhar na hora de conseguirmos ter foco e atenção nos estudos.

5. Medo do fracasso

O medo do fracasso é outro ponto que pode atrapalhar a rotina do estudante.

Sem dúvidas, a ansiedade relacionada à prova em si pode ser bem desgastante, a ponto de impactar a concentração no dia a dia. Nesses casos, é importante buscar formas de cuidar da saúde mental, como por meio do processo psicoterapêutico, por exemplo.

6. Pressão

Por fim, a pressão também é algo que atrapalha os estudos para o concurso. Ela pode ser provocada pela família, que cobra resultados positivos do concurseiro, ou por ele mesmo, que se autocritica constantemente.

Ficar atento a esses excessos, respeitando os limites pessoais, pode ajuda na hora de minimizar o que pode estar atrapalhando a sua aprendizagem. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.