O que atrapalha a produtividade do concurseiro?

O que será que atrapalha a produtividade do concurseiro? Quais são as situações que podem reduzir os resultados nos estudos?

Apesar de não haver uma resposta única para essas perguntas, temos algumas ideias que podem ajudá-lo a se organizar de uma maneira mais interessante para evitar esse tipo de problema (a baixa produtividade, no caso). Acompanhe-nos.

O que atrapalha a produtividade do concurseiro?

Muitas situações podem atrapalhar a produtividade de uma pessoa. Inclusive, não podemos nos esquecer das singularidades de cada um. Isto é, o que atrapalha uma pessoa, pode não ser um problema para outra, e vice-versa.

Dessa maneira, queremos que você considere os pontos abaixo como possibilidades de reflexão, e não como algo generalista, combinado? Vamos juntos pensar sobre o assunto:

1. Falta de metas e métricas

Se você não tiver metas e métricas para analisar o alcance dessas metas, poderá sofrer impactos na sua produtividade. Isso porque pode ser mais difícil saber se você está necessitando de melhorias nos estudos, ou não.

Em contrapartida, com boas metas você é capaz de dar passos mais assertivos rumo ao seu desenvolvimento, o que faz toda a diferença mais tarde.

2. Excesso de conteúdos para estudar em um mesmo dia

Querer estudar mil e um conteúdos em um mesmo dia também é algo que atrapalha a produtividade do concurseiro. Apesar de parecer o contrário, pois, no senso comum, muita gente acredita que o excesso de coisas é produtividade, a realidade é que o excesso impede que cada atividade seja executada da melhor forma possível.

Logo, é provável que você apenas fique exausto com a quantidade de material e conteúdo, e ainda não consiga concluir de forma interessante.

3. Falta de foco e concentração

A falta de foco e concentração também atrapalha a produtividade do concurseiro, e isso é óbvio. No entanto, listamos esse ponto aqui para que você pare e reflita: afinal, o que atrapalha o seu foco e a sua concentração? Quais são os estímulos que o impedem de estudar de uma maneira mais efetiva?

Refletir sobre esses pontos pode ajudá-lo a elaborar um cronograma de estudos que aumente os seus resultados.

4. Falta de autoconhecimento

A falta de autoconhecimento pode estar roubando a sua produtividade e você nem sabe disso. Afinal, se não soubermos qual é o melhor método de estudos para nós, de acordo com a nossa experiência de aprendizagem, como poderemos elaborar um dia a dia que nos ajude a aprender mais e sem grandes dificuldades? Pois é!

Por isso, considere praticar o autoconhecimento, testando métodos de estudos diversos e, assim, aprendendo de uma maneira mais alinhada ao seu perfil de estudante.

5. Hábitos ruins

Sem dúvidas, os hábitos ruins também podem atrapalhar a produtividade. Isso porque não somos máquinas, somos seres vivos. Dito de outro modo, se o nosso organismo não é bem cuidado, suas funções de concentração, memorização e foco, por exemplo, podem ficar impactadas.

Sendo assim, cuidar do sono, praticar exercícios e ter uma boa alimentação é indispensável caso queiramos ser mais produtivos.

Pense nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.