5 Atitudes que AUMENTAM a ansiedade

Algumas atitudes que aumentam a ansiedade fazem parte da nossa rotina sem que nós percebamos. Por isso, saber avaliar quais são essas situações pode ser um caminho relevante na hora de minimizar as crises de ansiedade e aumentar o bem-estar no dia a dia.

Neste texto, trouxemos algumas informações que podem ajudá-lo a refletir sobre isso. Continue lendo!

5 atitudes que aumentam a ansiedade

Embora a ansiedade não seja causada apenas por um ou dois gatilhos, ou seja, não existe receita para se sentir ansioso, algumas de nossas atitudes podem, inevitavelmente, provocar mais sentimentos ansiosos em nós.

Essas atitudes podem ser avaliadas e remodeladas, visando uma rotina que priorize a nossa saúde e nos exponha menos às situações desgastantes – caso elas sejam desnecessárias.

Afinal, a ansiedade também tem um papel importante em nossas vidas: ela nos ajuda a nos prepararmos para algo importante. Porém, quando ela nos paralisa, devemos analisar a situação com a ajuda de um profissional.

Além disso, podemos “cortar” aquelas atitudes que aumentam a ansiedade e trazer mais qualidade de vida para a nossa vida.

Vejamos:

1. Excesso de notícias ruins

Manter-se informado é importante, pois precisamos saber o que acontece à nossa volta. Porém, quando buscamos notícias de modo incessante, acompanhando tudo que passa nos jornais e que há nos portais na internet, podemos enxergar apenas todas as situações ruins que existem.

Isto é, se você apenas ler notícias ruins, ancorará na sua mente a ideia de que não existe mais nada bom, concorda? Portanto, reduzir o consumo de notícias ruins é um bom caminho.

2. Falta de planejamento

Não planejar o que deve ser feito, quando deve ser feito e como deve ser feito, pode nos deixar “a deriva”. Dito de outro modo, podemos ficar ansiosos por não ter o menor controle do que temos que fazer e de como faremos.

Em contrapartida, um planejamento, mesmo que não seja infalível, nos ajuda a ter uma visão mais clara dos próximos passos, reduzindo a nossa ansiedade.

3. Procrastinação

Procrastinar as atividades que devem ser concluídas também é uma das atitudes que aumentam a ansiedade. Sabe por quê? Porque sabemos que deveríamos estar fazendo algo importante, mas simplesmente não fazemos.

A culpa começa a surgir nesse tipo de situação, fazendo com que a ansiedade também apareça de brinde. Por isso, tentar combater a procrastinação com psicoterapia, por exemplo, pode ser um bom caminho.

4. Comparação excessiva

Comparar-se excessivamente com os outros, especialmente de forma negativa, também é uma das atitudes que aumentam a ansiedade.

Se você costuma sempre ver as ações do outro como melhores que a sua, pode ser que esteja sendo autocrítico demais. Essa criticidade toda pode dificultar na hora de tomar decisões e executar tarefas, pois você está, a todo momento, promovendo uma intensa pressão sobre si mesmo.

5. Consumo excessivo de café

Apesar de muitas pessoas se intitularem como apaixonadas por café, a verdade é que o excesso de cafeína pode aumentar a ansiedade e causar uma série de impactos desagradáveis por conta disso.

Sendo assim, comece a observar: será que o seu consumo de café não está afetando a sua qualidade de vida?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.