ATENDIMENTO 135 do INSS: Ligações de celular serão GRATUITAS

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) que as ligações realizadas com aparelhos móveis para a Central de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no número 135, serão gratuitas.

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) que as ligações realizadas com aparelhos móveis para a Central de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no número 135, serão gratuitas. Até então, não irá se cobrar apenas as ligações feitas por telefone fixo.

 

Ligação gratuita para o INSS 

De acordo com o edital publicado no dia 21 de outubro, o objetivo é contratar uma empresa que possibilitará as ligações gratuitas para telefones móveis. De acordo com o instituto, a previsão de abertura da licitação é para o dia 16 de novembro.

O valor previsto para um contrato de um ano é de R$ 43 milhões, “mas espera-se que este valor seja reduzido durante a licitação”. Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a medida deve atingir 172 milhões de brasileiros.

“A previsão é que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora da licitação”, informou o INSS.

 

Canal de atendimento 135

Atualmente, a Central de atendimento 135 conta com três unidades ativas: Salvador, Caruaru e Recife, reunindo mais de 5.600 colaboradores entre profissionais contratados e servidores do INSS. O funcionamento é de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Por meio da central o segurado pode realizar os seguintes serviços:

  • Consultar valor do benefício;
  • Dar entrada na aposentadoria;
  • Consultar status de solicitações;
  • Solicitar pensão por morte, entre outros.

 

Outros canais de atendimento do INSS

Também é possível verificar as informações do benefício através do site Meu INSS, que reúne diversos serviços do INSS. Feito o login, na tela inicial, basta clicar na opção “Extrato de Pagamento” e acessar o extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

Se preferir, o segurado pode realizar a consulta pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Assim como no site, inicialmente, será preciso fazer o login para ter acesso aos serviços disponíveis na plataforma, bem como ao histórico de pagamento do abono.

Por fim, ainda é possível consultar as informações indo presencialmente a uma unidade do INSS.

 

Pagamentos de novembro do INSS

Além dos pagamentos tradicionais do INSS, neste mês de novembro será repassado em cota única o 13º salário para quem começou a receber algum benefício previdenciário a partir de maio deste ano. O calendário será o mesmo já divulgado pela autarquia. Confira as datas:

Para quem recebe um salário mínimo

  • 24 de novembro: número com final 1;
  • 25 de novembro: número com final 2;
  • 28 de novembro: número com final 3;
  • 29 de novembro: número com final 4;
  • 30 de novembro: número com final 5;
  • 01 de dezembro: número com final 6;
  • 02 de dezembro: número com final 7;
  • 05 de dezembro: número com final 8;
  • 06 de dezembro: número com final 9;
  • 07 de dezembro: número com final 0;

Para quem ganha mais que o piso nacional

  • 01 de dezembro: número com final 1 ou 6;
  • 02 de dezembro: número com final 2 ou 7;
  • 05 de dezembro: número com final 3 ou 8;
  • 06 de dezembro: número com final 4 ou 9;
  • 07 de dezembro: número com final 5 ou 0.

 

 

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