ATENÇÃO! Prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário termina HOJE (30); veja o que fazer caso o benefício não seja pago

Os empregadores de todo o país devem pagar a primeira parcela do abono natalino aos seus funcionários nesta quarta-feira (30), caso contrário, a empresa estará cometendo um infração, sujeita a penalidades.

Atenção, empregadores! O prazo para pagar a primeira parcela do 13º salário aos seus funcionários termina hoje (30/11). O repasse deve corresponde a 50% do valor que o trabalhador tem direito, sem descontos.

Em contrapartida, a segunda parcela, que conta com descontos do INSS e Imposto de Renda, pode ser paga até o dia 20 de dezembro. Contudo, caso os valores não sejam depositados, o trabalhador pode entrar com as devidas providências.

 

Como o 13º é calculado?

O cálculo do 13º salário é realizado com base na divisão da remuneração integral prevista por 12 (quantidade de meses no ano). O resultado dessa operação deve ser multiplicado pelo número de meses trabalhados.

Vale ressaltar que outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões também entram nesse cálculo.

 

Quem tem direito ao 13º?

O abono natalino é concedido ao trabalhador que exerce atividade remunerada com a carteira assinada por, no mínimo, 15 dias. Porém, é necessário considerar outros requisitos, como:

  • Trabalhador rural, urbano, avulso, doméstico ou aposentados e pensionistas do INSS;
  • Empregado demitido por justa causa não recebe o 13º salário se a rescisão tiver acontecido antes do pagamento da primeira parcela;
  • Empregado afastado que recebe o auxílio-doença ou que está com o trabalho suspenso recebe o abono natalino proporcional ao tempo trabalhado, enquanto o restante deve ser pago pelo INSS;
  • Trabalhador afastado devido a algum acidente têm direito ao 13º salário proporcional ao tempo trabalhado durante o ano em questão;
  • Estagiário não tem direito ao 13º salário, porém as empresas podem pagá-lo por livre e espontânea vontade.

 

O meu 13º não caiu, o que fazer?

A primeira coisa a se fazer é ir até o setor de recursos humanos ou financeiro da empresa, para notificar o problema. Lembrando que o não pagamento do 13º salário é considerado uma infração, conforme a Lei 4.090/62 e, logo, resulta em algumas penalidades.

Na sequência, é preciso acionar à Superintendência do Trabalho e denunciar a situação junto ao Sindicato da categoria. Desse modo, a empresa poderá receber uma fiscalização e ser autuada por um auditor fiscal do Ministério do Trabalho, o que gera multa de R$ 170,25.

Vale ressaltar que o cálculo da multa é feito de acordo com o número de empregados e o valor pode dobrar em caso de reincidência. Além disso, é possível que a empresa, posteriormente, pague os valores com reajuste monetário do atraso, considerando um acordo em Convenção Coletiva.

Por fim, se muitos funcionários não tiverem recebido o abono extra, o Ministério Público pode ser acionado. Desse modo, uma ação será movida conta a empresa, representada por um advogado ou sindicato da categoria. De todo modo, ainda é possível reaver o pagamento por meio de um acordo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.