Assuntos importantes de redação para concursos

A tipologia textual, coesão e coerência são assuntos importantes para a prova.

A redação é considerada um conteúdo de peso para prova escolar, vestibular e concurso público. É um assunto frequente, que requer atenção e principalmente a prática. Por isso é importante entender assuntos como coesão, coerência, estrutura de parágrafo e tipologia textual para produzir um bom texto.

Redação: texto dissertativo

O texto dissertativo é uma tipologia textual que aborda o ato de discutir ideias, questionar e expressar pensamentos. Existem dois tipos de textos dissertativos: argumentativo e o expositivo.

Texto dissertativo-argumentativo

Esse texto é caracterizado por apresentar argumentos com o objetivo de convencer o leitor sobre o assunto abordado. Para isso, o redator costuma usar dados, estatísticas, pesquisas e informações relevantes para persuadir o leitor.

Obs.: essa tipologia textual costuma ser a mais cobrado em provas de processos seletivos, especialmente o Enem.

Texto dissertativo-expositivo

Como o nome diz, o texto expositivo consiste na exposição de ideias a respeito de um determinado assunto. Portanto, o redator discorre o seu ponto de vista sobre um tema. No entanto, diferente do argumentativo, o expositivo não tem o objetivo de convencer o leitor.

Estrutura textual do dissertativo

Introdução: é o início da redação. Nela devem ser expostas ideias centrais que serão abordas na redação. Geralmente a introdução costuma conter um parágrafo, pois não pode ser cansativa ao leitor.

Desenvolvimento: conhecido por ser o corpo do texto. É no desenvolvimento que o autor deve expor argumentos que fundamente a tese. Para isso, usam-se dados, estatísticas e informações relevantes, por exemplo.

Conclusão: já a conclusão é o final da redação, ou seja, a síntese. No texto dissertativo-argumentativo costuma-se propor reflexão ou solução para o assunto tratado. É importante que o redator não deixe de concluir o assunto porque assim como a introdução e o desenvolvimento, ele é necessário para a compreensão do leitor.

Texto narrativo

O texto narrativo tem como aspectos o conto de histórias ou acontecimentos que podem ser verídicos ou fictícios. Os personagens dessa tipologia textual esboçam ações inseridas em um determinado tempo e espaço.  Os textos narrativos podem ser: lendas, romances, fábulas, crônicas, novelas, entre outros. Eles são organizados da seguinte forma: apresentação (o autor apresenta o personagem, o tempo e espaço do enredo), desenvolvimento (esboço da história), clímax (é o momento mais emocionante da história) e o desfecho (como o nome diz, é o final da narrativa).

Entenda abaixo alguns tipos de textos narrativos:

Tipos de textos narrativos

  • Romance: não apresenta um único núcleo. Pelo contrário, além do principal, outras histórias são apresentadas na trama. São exemplos de romance “Iracema” e “O Guarani” de José de Alencar.
  • Novela: esse gênero é caracterizado por apresentar um único núcleo de personagem e tem poucos personagens. “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector é um exemplo de novela.
  • Conto: essa narrativa possui linguagem simples, histórias curtas e com poucos personagens. Os textos contêm aspectos fictícios ou reais e é caracterizado por apresentar: narrador, personagens e enredo.
  • Fábula: é uma narrativa curta com linguagem figurada e, normalmente, utiliza-se figuras animais como personagens. O objetivo do texto costuma despertar no leitor reflexões para uma lição moral.
  • Lenda: é um texto que apresenta histórias fantasiosas ou fictícias que mesclam a realidade com a imaginação. São exemplos de lendas brasileiras: Caipora, Chupa-Cabra, Saci Pererê, Mula sem cabeça, Iara, Boitatá, Boto, Romãozinho, entre outros.
  • Crônica: é uma narrativa pequena e apresenta linguagem simples e coloquial. Além disso, é também caracterizada por relatar situações que retratam o cotidiano. Esse tipo de texto é geralmente publicado em meios de comunicação como jornais e revistas. As crônicas podem ser: humorística, lírica, poética, histórica e jornalística.

Texto descritivo

Esse texto diz respeito a uma descrição minuciosa sobre um determinado assunto. O objetivo dessa tipologia é relatar detalhadamente sobre algo ou alguém a ponto de provocar no leitor uma imagem mental sobre o aspecto apresentado. Existem dois tipos de textos descritivos:

  • Descrição Objetiva: apresenta os aspectos de algo (ou alguém) de forma clara e objetiva. Texto no sentido denotativo.
  • Descrição subjetiva: É um texto que detalha de forma figurativa o assunto abordado. Utiliza a linguagem metafórica (conotativo).

Coesão e coerência na redação

Para produzir uma boa redação é fundamental entender coesão e coerência. Vamos à definição:

Coesão: corresponde à forma de organização do texto. Uma redação precisa ter ideias fundamentadas e interligadas para facilitar a compreensão do leitor. Para isso, advérbios, conjunções, preposições, entre outros elementos, precisam ser usados da forma correta.

Coerência: diz respeito à lógica textual, ou seja, para o texto ser coerente ele precisa ter sentido. Portanto as frases de um texto não podem ser contraditórias.

Dicas de redação para o Enem e outros processos seletivos

Como aprendemos sobre tipologia textual, coerência e coesão, vamos às dicas importantes para produzir uma boa redação.

Atenção para a proposta da prova

Um erro grave do redator é não prestar a atenção na proposta apresentada pela banca. Essa conduta pode levá-lo a zerar a nota.

Por isso, se o comando da avaliação apresenta: “construa um texto dissertativo-argumentativo” entende-se que essa deverá ser a tipologia textual utilizada. Em nenhuma hipótese a redação poderá ser narrativa, por exemplo.

A proposta da redação também informa o número de linhas, se o texto pode ser escrito de caneta preta ou azul, se pode utilizar letras de forma, tempo de prova, além de outros detalhes. Portanto, observe com atenção antes de começar a produzir o conteúdo.

Texto de inspiração ou de apoio

É possível que na proposta da redação venham textos de autores que já escreveram sobre o tema proposto. Eles são denominados de “textos de inspiração” ou “textos de apoio”.

Como o próprio nome já diz, eles servem para inspirar os redatores a produzirem o texto. Em suma, é um caminho para o surgimento de ideias sobre como e o que escrever. Em hipótese alguma, eles devem ser copiados na redação, seja em partes ou na íntegra. Confira a seguir dicas importantes para te ajudar a não repetir palavras nos textos:

Produção textual da redação

Após ler a proposta da redação e os textos de apoio, elabore a estrutura do texto. Defina quais argumentos, dados e abordagens serão utilizados. Separe as ideias principais que pretende utilizar. Isso pode ajudá-lo a não perder tempo da prova e escrever com mais segurança.

Revisão

Após escrever o conteúdo é de fundamental importância revisar a redação. Aproveite para corrigir erros, revisar a pontuação e a grafia. Caso tenha dúvidas ortográficas sobre uma determinada palavra, utilize sinônimos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.