O que fazer para aproveitar melhor o tempo?

Conseguir aproveitar melhor o tempo é o objetivo de muita gente. Nos dias atuais, por exemplo, essa necessidade tem se tornado uma verdadeira emergência na vida de algumas pessoas. Afinal, com tantas tarefas pendentes, às vezes podemos ter a impressão de que não daremos conta de tudo, concorda?

Por isso, neste conteúdo nós reunimos algumas dicas simples que talvez façam sentido para você. Veja e avalie o que pode ser relevante, sempre considerando a sua rotina e subjetividade. Vamos lá! 🙂

Dicas de como aproveitar melhor o tempo

Existem diversas formas de aproveitar melhor o tempo. Cada pessoa pode analisar o que realmente pode ajudá-la a ter uma rotina mais rica e repleta de atividades interessantes.

Lembrando, ainda, que aproveitar o tempo não é o mesmo que ter uma agenda cheia, desde a hora em que se acorda, até a hora que vai dormir, ok? Aproveitar o tempo é também ter momentos de descanso, relaxamento e, até mesmo, “de bobeira”. Esses momentos podem ser essenciais na vida das pessoas, uma vez que ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse, por exemplo.

Com isso em mente, veja as nossas dicas abaixo e avalie o que faz sentido para você:

1. Tenha uma visão mais clara do que deve ser feito

Ter uma visão clara de tudo o que é feito, ao longo da semana, pode ser um bom ponto de partida. Desse modo é possível compreender como você tem dedicado o seu tempo a uma série de atividades. Quanto tempo você investe nos estudos? No trabalho? No descanso? Avalie isso para ter mais clareza do que precisa ser feito cotidianamente.

2. Elimine atividades que apenas “sugam” o tempo

Sabe aquelas atividades que só sugam o nosso tempo e sequer nos damos conta? Pense e avalie se há esse tipo de atividade na sua rotina. É o caso de simplesmente passar horas na frente da TV, consumindo conteúdo vazio e sem se sentir relaxado. Por exemplo, ver muitas notícias ruins pode não ser o mesmo que “ficar de bobeira descansando”. Saiba avaliar o que é bom ou ruim para você.

3. Cuidado com a preguiça e a procrastinação

A preguiça e a procrastinação podem atrapalhar na hora de aproveitar melhor o tempo. Afinal, se vamos deixando tudo para depois e ocupamos o nosso presente com coisas banais, podemos sentir que a nossa produtividade cai e que o nosso rendimento é cada vez pior. Considere ficar de olho nisso.

4. Reserve um tempo para as distrações supérfluas

Sabe aquelas distrações que a gente sabe que nem sempre agregam em algo? É o caso de rolar o feed de notícias de uma rede social, por exemplo, sem propósito algum por trás disso. Então… Que tal considerar agendar um momento para isso? Por exemplo, todo dia depois do jantar você pode verificar as redes sociais.

Assim, é possível eliminar essas distrações que, muitas vezes, podem sugar o nosso tempo e atrapalhar a nossa rotina. E, ao mesmo tempo, esse tipo de prática pode, inclusive, ajudar você a diminuir a procrastinação causada por esse tipo de consumo de mídia. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.