• Baixe nosso APP
  • Grupos WhatsApp
  • Equipe/Expediente
  • Sobre Nós
  • Aviso Legal
  • Fale Conosco
  • Rádio NC
Menu
  • Baixe nosso APP
  • Grupos WhatsApp
  • Equipe/Expediente
  • Sobre Nós
  • Aviso Legal
  • Fale Conosco
  • Rádio NC
logo-pequena
  • Concursos
    • Concursos Abertos
    • Concursos Previstos
    • Concursos por Área
  • Dicas
  • Cursos GRÁTIS
  • Direitos do Trabalhador
  • Economia
  • Empreendedorismo
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Mais
    • Apostilas
    • Divulgue suas Vagas
    • Educação
    • Enem e Vestibular
    • Grupos WhatsApp
    • Questões
    • Saúde e Bem Estar
    • Telegram do NC
    • TV Notícias Concursos
Menu
  • Concursos
    • Concursos Abertos
    • Concursos Previstos
    • Concursos por Área
  • Dicas
  • Cursos GRÁTIS
  • Direitos do Trabalhador
  • Economia
  • Empreendedorismo
  • Empregos
  • Tecnologia
  • Mais
    • Apostilas
    • Divulgue suas Vagas
    • Educação
    • Enem e Vestibular
    • Grupos WhatsApp
    • Questões
    • Saúde e Bem Estar
    • Telegram do NC
    • TV Notícias Concursos
Search
Close
Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL
Início Educação

Apenas 5% dos estudantes que concluem o ensino médio têm o nível esperado em Matemática

Wlianna Araújo por Wlianna Araújo
25 de fevereiro de 2021, 13:35h
em Educação
A A
0
Compartilhe no WhatsappCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Avaliação nacional do ensino básico aponta que 95% dos estudantes de escolas públicas que concluem o ensino médio não têm conhecimento adequado de matemática. De acordo com dados do Saeb 2019 (Sistema de Avaliação do Ensino Básico), realizado antes da pandemia da covid-19, 5 em cada 100 alunos alcançaram o nível esperado em conhecimentos na disciplina.

Maioria dos alunos não tem conhecimento suficiente em português e matemática

A avaliação mostrou, por exemplo, que apenas 5% dos alunos na 3ª série do ensino médio conseguiram resolver problemas usando probabilidade ou com o Teorema de Pitágoras. Os dados apontam ainda que mais da metade dos alunos (54%) têm domínio insuficiente da matéria, enquanto 41% deles adquiriu apenas o conhecimento básico.

Divulgados no fim de 2020, os dados do Saeb de 2019 foram tabulados e analisados nesta quarta-feira (24) pela plataforma QEdu e pelo Iede, com apoio da Fundação Lehmann. Ernesto Faria, diretor do Iede, afirma que a situação deve piorar após a pandemia da covid-19. Os dados do Saeb já registram índices abaixo da média nacional em locais em que a situação sanitária é grave, o que dificulta ainda mais o ensino. No Pará, por exemplo, apenas 1% dos alunos tem conhecimento suficiente de matemática.

O desempenho é pior entre os alunos mais velhos. De acordo com os resultados, 47% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental sabem o que é adequado para a série na disciplina. No entanto, o índice cai para 18% no 9º ano.

Os resultados são um pouco melhores para a disciplina de Língua Portuguesa, mas ainda não são satisfatórios. Os dados mostram que 69% não chega ao nível adequado de conhecimento. Apenas 31% dos alunos são proficientes nos conhecimentos de português. Assim, Faria afirma: “A Matemática depende muito mais da escola, a leitura você pode viver fora do ambiente escolar, a família pode ajudar mais”.

Leia também:

belas artes

Centro universitário lança cursos que mesclam aulas presenciais e virtuais

20 de abril de 2021, 20:25h
professores livros

4 livros que ajudam professores em tempos desafiadores

20 de abril de 2021, 19:50h
obmep

Estão abertas as inscrições da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

20 de abril de 2021, 07:38h
aulas rio de janeiro

RJ: Alunos do fundamental I voltam às aulas na quarta-feira (21)

19 de abril de 2021, 09:54h

Após o fechamento das escolas por conta da pandemia da covid-19 não houve um exame em nível nacional para avaliar os impactos da crise sanitária na aprendizagem dos estudantes brasileiros.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também Educação: Repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar.

Avalie o Texto.
Tags: educaçãoensino básicomatemáticaportuguesSaeb 2019
EnvioCompartilharTweet
Wlianna Araújo

Wlianna Araújo

Pesquisadora, professora de Língua Portuguesa, redatora e revisora. Mestranda em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Artigos Relacionados - Posts

belas artes
Educação

Centro universitário lança cursos que mesclam aulas presenciais e virtuais

20 de abril de 2021, 20:25h
professores livros
Educação

4 livros que ajudam professores em tempos desafiadores

20 de abril de 2021, 19:50h
obmep
Educação

Estão abertas as inscrições da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

20 de abril de 2021, 07:38h
aulas rio de janeiro
Educação

RJ: Alunos do fundamental I voltam às aulas na quarta-feira (21)

19 de abril de 2021, 09:54h
programa qualifica mais
Educação

Programa Qualifica Mais recebe inscrições até dia 25 de abril

18 de abril de 2021, 20:24h
Paulo Freire
Educação

Educação: principais ideias de Paulo Freire para o ensino

18 de abril de 2021, 18:50h

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade.

Inscreva-se no Canal
logo-yt-0-2
Aplicativo Notícias Concursos

Para baixar o aplicativo acesse a Google Play através do seu dispositivo e busque por: Notícias Concursos

download-android
Boletim de notícias
Inscreva-se em nossa newsletter para se manter atualizado.

2010 – 2021 – Notícias Concursos. Todos direitos reservados.  SENA SERVICOS DE INFORMACAO ONLINE LTDA – CNPJ 17956217000172

Desenvolvido por: Agência Wnweb