Ansiedade ao falar em público: Como evitar?

ansiedade ao falar em público é mais comum do que muitos gostariam que fosse. Em algumas situações, pode ser controlada com maior facilidade. Em outras, parece que domina a mente de uma forma profunda.

De todo modo, algumas medidas podem minimizar isso. E neste texto nós apresentamos uma série de dicas que visam diminuir a ansiedade ao falar em público. Veja a seguir!

Como evitar a ansiedade ao falar em público?

A ansiedade ao falar em público é comum, e isso é um fato. Além disso, precisamos estar cientes de que ela pode nos ajudar a nos prepararmos melhor. Afinal, se não sentíssemos nenhum pouquinho de ansiedade, a tendência é que sequer daríamos tanta atenção ao que deve ser dito.

Por isso, entenda que um pouco de ansiedade faz parte da vida do ser humano. Entenda, também, que algumas atitudes simples podem minimizar as chances de haver ansiedade em excesso. Veja como:

1. Entenda que as pessoas não estão o tempo todo lhe avaliando

O primeiro fato que deve “entrar” na sua mente é o de que as pessoas não estão o tempo todo lhe avaliando. Se você está discursando algo no seu trabalho, e há outras pessoas envolvidas nos discursos que ali acontecem, significa que todo mundo está se sentindo um pouco ansioso, e que todo mundo está prestando atenção em todos – não só em você.

Sendo assim, entenda que você não é o centro, e tire esse peso das suas costas.

2. Monte um discurso baseado em conhecimentos sólidos

Na hora de montar um discurso de qualidade, use conhecimentos sólidos e informações verídicas e comprovadas. Assim você conseguirá passar mais credibilidade e perceberá que esse tipo de imagem nos deixa mais confortáveis.

3. Estude bem o que você deverá apresentar

Estude, estude e estude mais um pouco. Quanto mais você estudar e, verdadeiramente, aprender o que será dito, maiores são as chances de você se sentir mais tranquilo. Afinal, muitas vezes a ansiedade ao falar em público está envolvida com a falta de conhecimento na área que será apresentada.

4. Considere a ideia de que as pessoas querem lhe ouvir

As pessoas que estão ali querem ouvir você. Mesmo que elas não prestem atenção o tempo inteiro (porque o foco do cérebro é variável), ainda assim elas querem ouvir o que você tem a dizer. Pense por essa perspectiva.

5. Faça anotações de suporte

Tenha algumas anotações com você, pois caso haja o momento do famoso “branco” devido à ansiedade ao falar em público, você terá um suporte para relembrar o fio da meada.

6. Aumente a sua autoestima cuidando do seu visual

Trabalhe o seu visual antes de sair de casa. Vista-se bem, cuide dos cabelos, da pele, das unhas, do sorriso… Tudo isso aumenta a nossa autoestima e possibilita que nos sintamos mais confiantes conosco.

7. Conheça o seu público e estude-o

Por fim, estude o seu público. Quanto mais você conhecê-lo, melhor poderá ser a sua abordagem. E quanto melhor a abordagem, menos ansiedade ao falar em público. Lembre-se disso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.