Android 13 chega com mais personalização e integração

Nova versão do sistema operacional móvel chega aos dispositivos Pixel a partir desta semana e deve ficar disponível para outros aparelhos ao longo do ano

O Google anunciou nesta segunda-feira (15/8) o lançamento mundial do Android 13. Disponível inicialmente para dispositivos das linhas Pixel, do Google – que já estão começando a receber a atualização – a nova versão do sistema operacional móvel agrega mais recursos de personalização e privacidade. 

Outra novidade é permitir maior integração entre smartphones, tablets e Chromebooks. Ainda neste ano, o Android 13 chegará a mais dispositivos, como Samsung Galaxy, Asus, HMD (Nokia), iQOO, Motorola, OnePlus, Oppo, realme, Sharp, Sony, Tecno, Vivo, Xiaomi e outros.

LEIA MAIS: WhatsApp: Atualização muito solicitada por usuários já pode ser acessada

O Android 13 traz diversas novas funções, como a possibilidade de transferir a cor dos aplicativos para mais apps, configurações de idioma ao nível do aplicativo, controles aprimorados de privacidade e até a possibilidade de copiar texto e imagens de um aparelho Android e colar em outro, com um único clique. 

O Google também destacou as novidades na aparência e estilo. Dando continuidade à identidade visual da empresa, a Material You, agora é possível personalizar aplicativos que não sejam do Google para combiná-los com o tema e as cores do papel de parede utilizado. Com isso, a tela principal do aparelho fica mais coerente com o estilo pessoal do usuário. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de determinar idiomas para cada aplicativo em específico, não sendo necessário que todos sigam a mesma língua escolhida para o sistema operacional. Isso pode ser interessante para quem quer se familiarizar com outras línguas. 

Mais novidades 

Também há inovação nos sistemas de mídia. O Android 13 apresenta suporte para vídeos HDR em aplicativos de câmeras de terceiros e switcher atualizado para saída de vídeos e fotos. Também há telas em braille para o recurso Talkback. 

Ainda há o Spatial Audio que, em headphones compatíveis que permitem rastreamento de cabeça, altera a fonte do som para se ajustar aos movimentos da cabeça. Isso cria uma experiência imersiva em celulares e tablets Android.  

Além disso, o reprodutor de mídia foi atualizado para aprimorar a aparência ao tocar músicas, podcasts e outras mídias por meio do Chrome. Por exemplo, ao ouvir uma música, ele destaca a capa do álbum e sua barra de avanço “dança” à medida que a canção progride. 

A nova versão do Android também é possível personalizar o modo Hora de Dormir, com uma redução na luminosidade do papel de parede e um tema escuro. São opções de tela que ajudam os olhos a se ajustar à escuridão na hora de deitar – ou voltar ao sono quando a gente acorda no meio da noite e dá uma olhada no celular. 

Para ajudar ainda mais o usuário a controlar os alertar, o Android 13 não permite mais que apps recém-baixados possam enviar notificações. Agora, cada aplicativo vai precisar pedir permissão para enviar notificações. Além disso, acabou aquele tempo em que era preciso compartilhar toda a biblioteca de fotos e vídeos com os aplicativos. No Android 13, dá para escolher apenas fotos e vídeos específicos. 

O que mais o Android 13 tem 

Por fim, o Google ainda apresentou mais novidades: 

  • Caso o usuário copie informações sensíveis como e-mail, endereço, número do celular ou dados de login no aparelho, o Android automaticamente limpa o histórico da área de transferência depois de um período de tempo. 
  • Num laptop, ninguém quer interromper o fluxo de trabalho para responder a uma mensagem de texto do celular. Agora já é possível transmitir dos aplicativos de mensagens direto para o Chromebook, o que permite receber e enviar mensagens a partir do laptop. Isso inclui o Google Mensagens e outros aplicativos populares de mensagens, como Signal, Line, WeChat e WhatsApp. 
  • O Android 13 usa áudio Bluetooth Low Energy (LE), um novo padrão Bluetooth que reduz a latência em comparação com áudio clássico. Assim, dá para ouvir um áudio ainda mais sincronizado com a fonte do som, reduzindo o delay. O Bluetooth Low Energy (LE) também oferece qualidade aprimorada e transmite para múltiplos aparelhos ao mesmo tempo. 
  • Realizar multitarefas no tablet ficou ainda mais fácil com o Android 13. Graças à recém-atualizada barra de tarefas, dá para enxergar todos os aplicativos rapidamente, e arrastar e soltar facilmente qualquer app da biblioteca usando o modo tela dividida. 
  • Até o final deste ano, será possível copiar conteúdo – como URL, foto, texto ou vídeo – do smartphone Android e colar no tablet. Também é possível começar no tablet e depois colar no celular. 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.