Anatel: painel de dados garante transparência no processo de implementação do 5G

A Anatel melhorou o seu painel de dados, garantindo transparência no processo de implementação do 5G. Saiba mais!

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR), disponibilizou na área dedicada a informações de Outorga e Licenciamento do Painel de Dados do Portal da Agência, a nova página Estações do SMP. 

Anatel: painel de dados garante transparência no processo de implementação do 5G

De acordo com informações oficiais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), SMP é a sigla do Serviço Móvel Pessoal, conhecido popularmente como telefonia móvel. Na nova página, a sociedade tem acesso às informações sobre as estações de forma interativa, como a localização das antenas da telefonia móvel, as operadoras responsáveis, a tecnologia utilizada e as frequências em uso, destaca a recente divulgação oficial.

Tecnologia 5G

A ferramenta, além de permitir que a sociedade possa conferir informações sobre as estações já licenciadas da telefonia móvel em todo o país, garante mais confiabilidade ao processo de implementação do 5G pelas operadoras. 

Sobre a qualidade da quinta geração de internet

De acordo com informações oficiais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o consumidor brasileiro dispõe de 6 mil estações do SMP de quinta geração, sendo que mais de 5 mil fornecem suporte à banda larga móvel em “5G puro”.

O 5G puro, operando na frequência de 3,5 GHz, permite ao consumidor usufruir de maiores velocidades na transmissão de dados, explica a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além das chamadas de voz, a banda larga móvel é uma das aplicações do SMP.

Um trabalho feito por diversas instituições

As melhorias no Painel de Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) são resultantes de um trabalho conjunto da Gerência de Outorga e Licenciamento de Estações (ORLE) – curadora dos dados de licenciamento de Estações – e a Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER), que contribuiu com os estudos para a elaboração e publicação da nova ferramenta. 

O consumidor pode consultar as prestadoras

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destaca que, por meio dela, o consumidor pode verificar quais prestadoras atendem a sua região ou possuem Estações do SMP no trajeto que pretende percorrer. 

Diversos fatores impactam a qualidade do sinal

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ressalta que a qualidade do sinal não depende apenas da presença de estações do SMP. Uma vez que outros fatores podem interferir, como o relevo da região. As novas funções podem ser acessadas pelo Portal da Anatel (www.anatel.gov.br) em Painéis > Outorga e Licenciamento > Estações do SMP, destaca a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.