Analistas ELEVAM novamente projeção para o PIB brasileiro em 2023

Em 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deverá crescer ainda mais do que no ano passado. Pelo menos é isso o que apontam as estimativas de analistas do mercado financeiro.

De acordo com o relatório Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), o PIB brasileiro deve crescer 2,92% em 2023. Essa é a primeira vez que os analistas projetam um avanço superior ao crescimento registrado em 2022 (2,9%).

A saber, o relatório Focus informa as projeções atualizadas de analistas do mercado financeiro em relação aos principais indicadores econômicos do Brasil. O BC atualizou a publicação nesta segunda-feira (25).

Por que os analistas estão mais otimistas com o PIB do Brasil?

No início de setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o PIB do Brasil cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023. O resultado foi bem menor que o registrado nos três primeiros meses deste ano, quando a economia cresceu 1,8%.

Contudo, o que chamou a atenção não foi a desaceleração da atividade econômica, que já era esperada, mas o avanço ter vindo bem acima do esperado pelo mercado. Os analistas estimavam um crescimento de 0,4% do PIB no segundo trimestre, mas o resultado superou as expectativas, animando o mercado e o governo federal.

Com um crescimento maior que o previsto, os analistas do mercado financeiro passaram a elevar as suas projeções para a economia brasileira em 2023. Aliás, o crescimento do PIB do Brasil deverá ser bem semelhante ao registrado no ano passado (2,9%).

Já para 2024, as projeções para o avanço do PIB se mantiveram estáveis em 1,50%. A alta é quase metade do estimado para 2023, mas a desaceleração deverá acontecer, principalmente, por causa da forte base comparativa.

Crescimento do PIB brasileiro em 2023 se aproxima de 3%
Crescimento do PIB brasileiro em 2023 se aproxima de 3%. Imagem: Pixabay.

Estimativas de analistas para a inflação

Nesta semana, os analistas mantiveram estáveis as projeções para a taxa inflacionária em 2023, em 4,86%. Já para 2024, a taxa também se manteve estável, em 3,86%.

Vale destacar que a inflação no Brasil veio mais forte que o esperado em julho. De acordo com o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,12% no mês passado, acima da mediana das projeções do mercado. Contudo, a taxa foi bem tímida, para alívio do mercado.

O IBGE coleta os preços de diversos produtos e serviços e divulga as variações mensalmente. Inclusive, o IPCA é muito importante, pois diversas políticas públicas, bem como ações do Banco Central, baseiam-se na variação da inflação. Ainda assim, o resultado não deverá impactar fortemente o resultado da inflação geral em 2023.

CMN define a meta da inflação

O Conselho Monetário Nacional (CMN) define uma meta central para a inflação do país todos os anos. Assim, o BC age para cumprir a meta definida, pois a inflação controlada traz diversos benefícios para o país, como:

  • Maior tranquilidade para investir no Brasil;
  • Mais previsibilidade econômica, permitindo um planejamento das indústrias;
  • Redução da concentração de renda;
  • Maiores chances para o país ter um crescimento econômico sustentável.

Para 2023, o CMN definiu uma meta central de 3,25% para a inflação no país, podendo variar entre 1,75% e 4,75%. Isso acontece porque a entidade também define um intervalo de 1,5 ponto percentual (p.p.) para a taxa inflacionária, para cima e para baixo.

Neste sentido, caso a inflação deste ano tenha uma variação dentro desse intervalo, entre 1,75% e 4,75%, ela terá sido formalmente cumprida, mesmo que supere a meta central de 3,25%.

Brasil não deverá cumprir meta da inflação em 2023

Como visto no relatório Focus, os analistas não acreditam que o Brasil cumprirá a meta da inflação em 2023, visto que a taxa projetada para este ano é levemente superior ao limite máximo definido.

Caso isso se confirme, a inflação irá estourar a meta pelo terceiro ano consecutivo, ou seja, os preços de produtos e serviços vão subir mais do que deveriam mais uma vez.

A propósito, o Conselho Monetário Nacional, que define a mata inflacionária do país, é composto por:

Taxa de juros no Brasil

Por fim, os analistas mantiveram estáveis as estimativas para a taxa Selic pela quinta semana consecutiva, em 11,75% neste ano. No início de agosto, o BC promoveu o primeiro corte na taxa de juros em três anos. Já na semana passada, o BC promoveu um novo corte, e a taxa está atualmente em 12,75% ao ano.

Para 2024, os juros deverão encerrar o ano em 9,00%, patamar ainda elevado e que continuará afetando a renda dos brasileiros, reduzindo o poder do consumidor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.