5 dicas para ter um ambiente de estudos motivador

5 dicas para ter um ambiente de estudos motivador

Um ambiente de estudos motivador faz toda a diferença. Ele pode nos ajudar a lidar, inclusive, com a preguiça e a procrastinação que podem surgir de vez em quando. Por conta disso, desenvolvemos este breve guia com sugestões que podem ser relevantes para você. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto.

Como ter um ambiente de estudos motivador?

Para ter um ambiente de estudos motivador é preciso pensar no conforto e no bem-estar que cada item é capaz de proporcionar. Para isso, precisamos escolher uma cadeira que priorize nossa saúde, uma mesa que tenha a altura adequada e um ambiente que seja acolhedor e silencioso. Saiba mais:

1. Encontre um espaço silencioso na sua casa

Analise qual cômodo da sua casa pode ser bom o suficiente para se transformar em um espaço de estudos motivador. Você tem algum ambiente da sua casa que costuma ter menos circulação de pessoas? Um espaço mais tranquilo, e que fique longe de ambientes com alto fluxo de gente, como a cozinha e a sala de estar?

Verifique qual ambiente pode ser elencado como o mais silencioso e selecione-o para ser o seu “cantinho”.

2. Capriche na ergonomia do ambiente

A ergonomia do ambiente de estudos também faz a diferença. Se não tivermos conforto e bem-estar no espaço físico que estamos, as chances de não focarmos nos estudos e de nos sentirmos pouco motivados são maiores. Portanto, escolha uma cadeira adequada à sua altura, cuide da altura da mesa, utilize bons equipamentos para estudar, e assim por diante.

Também verifique a temperatura do espaço, a possibilidade de haver uma boa circulação de ar, etc.

3. Utilize a decoração biofílica

A decoração biofílica consiste, basicamente, na inclusão de materiais vivos e naturais no ambiente de estudos. Você pode fazer isso usando uma mesa de madeira, decorando-a com plantinhas e flores ao seu gosto. Também é possível instalar uma pequena fonte de água, apenas para que o som do líquido escoando seja ouvido e promova bem-estar.

Esse tipo de acabamento pode ajudar – e muito – na hora de criar um ambiente de estudos motivador.

4. Permita a entrada de luz natural

A luz natural nos ajuda a manter a mente mais ativa e desperta, o que pode contribuir para a nossa concentração e disposição. Além disso, um ambiente bem iluminado tende a ser muito mais agradável, concorda? Por isso, permitir a entrada de luz no seu ambiente de estudos pode ser uma excelente maneira de criar um espaço mais aconchegante e motivador.

5. Adicione itens que podem lhe promover boas sensações

Por fim, pense naqueles itens que podem criar um ambiente de estudos motivador. Você gosta de porta retrato? Pensa em incluir itens de aromaterapia? Pense sobre isso. Esses pequenos detalhes podem fazer a diferença e, de quebra, deixam o seu cantinho mais personalizado e com a sua cara.

Logo, torna-se mais fácil transformar o espaço em um ambiente motivador, concorda? Inspire-se em nossas dicas e prepare o seu espaço de estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.