Amendoim está entre as principais fontes de proteína para dieta de ganho de massa

photo-1549978113-29eb25c8177f
Banco de Imagens: Unsplash

Na busca pelo desenvolvimento e fortalecimento da massa magra, muitos praticantes de musculação recorrem ao consumo de altas quantidades de proteína, por meio da dieta proteica.

Ovos, frango, peixe e carne vermelha estão entre os alimentos priorizados nesta dieta, entretanto, uma leguminosa vem fazendo parte deste cardápio graças a sua grande propriedade nutritiva e principalmente proteica, o amendoim.

Considerado uma das principais fontes de proteína vegetal, esta oleaginosa é uma das mais acessíveis no mercado, tanto em oferta, quanto no valor. 100 gramas de amendoim rendem 27g de proteína, o que equivale a um scoop do suplemento da proteína do leite, o popular Whey protein.

Além disso, esta mesma quantidade garante mais 20g de carboidrato, 8g de fibras e 43g de gorduras. Outras gorduras monoinsaturadas, que ajudam a melhorar o índice de colesterol também estão presentes no amendoim.

Cuidados com o amendoim

Apesar de todas essas vantagens nutricionais, o amendoim também é considerado um alimento calórico. 50 gramas do grão equivalem a 350 calorias.

Diante disto, o consumo deve ser moderado por pessoas que objetivam emagrecer.

As versões processadas doces e salgadas, também devem ser evitadas, já que contêm muito sódio e açúcar.

Como consumir o amendoim

photo-1564988208558-9270de7c5848
Banco de Imagens: Unsplash

Ainda de acordo com nutricionistas, a melhor forma de consumir esta leguminosa é na versão cru ou torrado, a fim de preservar todos os seus nutrientes. Ingeri-lo com a pele vermelha também garante mais uma vantagem, visto que ela possui resveratrol, uma substância que combate o envelhecimento das células.

A quantidade varia conforme o objetivo, sendo recomendado até 30 gramas para quem precisa perder peso e até 100 gramas para quem faz uso da dieta proteica para ganho de massa.

Já para quem prática musculação, o amendoim é uma boa alternativa tanto para garantir a proteína, responsável pela reparação das fibras musculares, que resultam na hipertrofia, quanto para prover energia para o treino.

O alto valor energético do amendoim faz este alimento ser uma excelente opção tanto para o pré como para o pós-treino.

Para diversificar o modo de consumi-lo, optar por produtos derivados também garante os mesmos benefícios nutricionais. Leite, farinha e a queridinha pasta de amendoim devem ser integrados à dieta proteica, a fim de variar o cardápio.

Leia também: Qualidade do sono deve ser priorizada para obtenção de massa magra

Outras proteínas vegetais

Além do amendoim, outras proteínas vegetais podem ser integradas à dieta proteica, seja para variar as opções de alimento, complementar ou até substituir o consumo animal.

Entre elas, nutricionistas sugerem:

  • Soja
  • Castanha de caju
  • Ervilha
  • Semente de gergelim
  • Aveia
  • Chia
  • Lentilha
  • Grão de bico
  • Noz
  • Amêndoas
  • Grão de bico
  • Feijão
  • Quinoa

Vale destacar, que a quantidade de proteína recomendada por dia é de 0,8g de proteína por kilograma de peso corporal (g/kg) para adultos, de acordo com o Institute of Medicine, dos Estados Unidos.

A quantidade indicada para atletas e praticantes de atividades intensas pode aumentar para 1,6 a 2,2 g/kg.

O excesso do consumo de proteína não rende em mais ganhos de massa magra, isto porque existe um limite até onde a síntese proteica pode ser estimulada. Dessa forma, o excesso deste nutriente acaba sendo armazenado como gordura corporal ou eliminado pelos rins na forma de ureia.

Leia mais: Benefícios do chá de chia

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.