ALERTA GERAL para os brasileiros com dívidas acaba de sair HOJE (31/03)

Atenção endividados! Terminou na última sexta-feira (31), o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. A ação é uma parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons.

As instituições financeiras estão oferecendo excelentes condições para que os consumidores possam renegociar suas dívidas. Os acordos costumam ser realizados por meio de prorrogação de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, entre outras medidas.

Cada banco pode definir as regras que julgar necessárias para cada situação. Neste mutirão, podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras, exceto as operações com garantia em bens.

O procedimento de negociação pode ser feito através dos canais oficiais do banco credor ou pelo portal Consumidor.gov.br, que o consumidor pode acessar usando as credenciais de sua conta Gov.br prata ou ouro. O passo a passo para fazer o acordo pode ser encontrado na página do Mutirão Nacional.

No mesmo local, também é possível encontrar conteúdos exclusivos concernentes a orientação financeira, além de acesso direito a outros canais, como o Registrato, sistema do Banco Central que disponibiliza ao cidadão um Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) em seu nome.

“O mutirão promove educação financeira, o acesso ao crédito responsável e a reinserção do consumidor no mercado por meio da renegociação das suas dívidas. É uma ação muito relevante para o consumidor, principalmente para aqueles que estão vivendo um momento difícil em relação às suas finanças pessoais.

A iniciativa faz parte do nosso calendário anual, um esforço permanente dos bancos para auxiliar os consumidores e ajudá-los a equilibrar suas finanças”, salienta o diretor executivo de Cidadania Financeira da Febraban,  Amaury Oliva.

Como fazer a negociação pelo Mutirão

O consumidor terá que acessar a plataforma Registrato, do Banco Central, e consultar gratuitamente os empréstimos e financiamentos existentes feitos em seu nome e outras informações vinculadas ao seu relacionamento com as instituições financeiras, como conta corrente, investimentos e chaves Pix, por exemplo.

Na sequência, será preciso utilizar uma das  Planilhas gratuitas disponíveis no portal Meu Bolso em Dia para descobrir o valor necessário para pagar suas dívidas. As ferramentas são já estão prontas, confeccionadas com fórmulas de cálculos. Basta inserir as entradas e saídas de dinheiro para ter um relatório eficiente.

Serasa Limpa Nome também está em vigência

A Serasa está promovendo uma nova edição do Feirão Limpa Nome, com milhões de ofertas para renegociação de dívidas. A nova ação será promovida até o dia 31 de março.

A saber, esta edição do Feirão Limpa Nome ocorrerá por meio dos canais digitais do Serasa, bem como nas agências dos Correios de todo o país.

A ação está sendo disponibilizada com o objetivo de facilitar a quitação das dívidas dos brasileiros. As renegociações podem garantir até 99% de desconto no valor da dívida. Além disso, os cidadãos podem parcelar o pagamento.

Os cidadãos inadimplentes podem fazer a negociação remotamente, por meio do próprio celular ou computador. Ainda, os cidadãos que desejam negociar as suas dívidas, têm a opção de realizarem o pagamento via Pix.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.