ALERTA GERAL: Google Drive ficará “indisponível” ainda em agosto e deixa brasileiros em choque

Um grande número de usuários brasileiros estão preocupados com o anúncio de que o Google Drive ficará indisponível no próximo mês de agosto. Dessa forma, isso afetará um grande número de pessoas que dependem da plataforma para trabalhar, ou mesmo para os seus estudos, em sua rotina, no dia a dia.

A princípio, o serviço oferecido aos usuários do Google Drive ficará indisponível a partir do próximo mês. A plataforma de armazenamento tem tido um grande sucesso nos últimos tempos, já que possibilita guardar todo tipo de arquivos de uma forma simplificada, e os compartilhar, de maneira prática, com outras pessoas.

Todavia, é possível acessar esses documentos através de um computador, ou mesmo pelo aparelho celular. O Google é o responsável por oferecer essa ferramenta. Porém, a empresa recentemente informou que o serviço não estará mais disponibilizado para usuários de alguns sistemas operacionais específicos.

Por essa razão, muitas pessoas ficaram aflitas, já que a plataforma é utilizada em situações importantes, como no trabalho e em todo tipo de empreendimento. O Google Drive permite que todas as pessoas de uma organização compartilhem documentos e arquivos, facilitando os vários processos em sua rotina corporativa.

Fim do Google Drive?

Ademais, o Google Drive é uma plataforma bastante avançada, que permite a seus usuários encontrar todo tipo de arquivo, a partir do uso de palavras-chave, a data de modificação do documento, e muitos outros filtros. Em síntese, é um serviço bastante completo, que oferece um grande espaço de armazenamento, e é gratuito.

Como os usuários podem guardar seus documentos e arquivos na nuvem, o Google Drive acabou caindo no gosto de muitas pessoas, que utilizam a plataforma todos os dias, de diversas maneiras. Vale ressaltar que se o usuário necessitar, ele pode utilizar algumas ferramentas pagas, com a plataforma oferecendo, por exemplo, mais espaço.

Desse modo, o Google vem informar que o serviço estará disponível para pessoas que utilizam alguns sistemas operacionais específicos, a partir de agosto. Felizmente existem algumas soluções para o problema, que podem auxiliar muitos usuários da plataforma, como a atualização do Windows, para o Windows 10.

Uma outra opção que permite o acesso ao Google Drive, é a utilização de um navegador da internet que seja compatível com a plataforma em questão. É preciso mencionar que os usuários que utilizam o serviço através de dispositivos móveis, como aparelhos celulares e tablets não serão afetados pelas mudanças.

Fim do Google Drive?
Fim do Google Drive?/Fonte: Pixabay.

Alteração no serviço

A princípio, os usuários que utilizam os sistemas operacionais Windows 10 (32 bits), Windows 8, Windows 8.1 e Windows Server 2021, não terão mais a possibilidade de sincronizar seus arquivos salvos na nuvem, ou ainda, fazer backups. Entretanto, eles ainda poderão utilizar a ferramenta como um navegador para a internet.

De acordo com o Google, “Em agosto de 2023, vamos encerrar a compatibilidade com o Drive para computador no Windows 8/8.1, o Windows Server 2012 e todas as versões de 32 bits. Para evitar a interrupção do serviço, os usuários do Windows precisam fazer upgrade para o Windows 10 (64 bits) ou mais recente, antes de agosto de 2023”.

Perda de arquivos

Os usuários dos sistemas operacionais citados, para não perderem o acesso ao Google Drive, deverão atualizar o Windows. Se a pessoa preferir continuar com seu sistema operacional, ela não poderá utilizar mais o aplicativo do Google Drive. Vale mencionar que será possível acessar a sua versão online normalmente.

Em síntese, com a alteração, não será possível fazer um backup direto do computador. Neste caso, é preciso fazer o upload dos arquivos a partir do Google Drive. Os usuários devem ficar atentos para saberem qual é o seu sistema operacional e o que deve ser feito para evitar quaisquer eventualidades.

Dessa forma, para saber qual é o sistema operacional, o usuário deve primeiramente, localizar no teclado a tecla Windows, pressioná-la junto a letra R de forma simultânea. Irá abrir uma janela com o nome “Executar”. É preciso digitar “msinfo32”. Irá abrir uma nova janela onde é possível verificar qual é o sistema.

Em conclusão, com o anúncio de que o Google Drive ficará indisponível para certos sistemas operacionais, muitas pessoas ficaram preocupadas. O assunto é notícia nas redes sociais, visto que irá atrapalhar diversas operações, trabalhos e estudos que utilizam a plataforma. Entretanto, é preciso observar que existem algumas soluções para o problema.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.