ATIVAR O MODO AVIÃO no Celular tem ESTES benefícios ocultos, que você certamente não sabia

Usuários podem ativar a funcionalidade em várias ocasiões

Não são todas as pessoas que possuem um aparelho celular que conhecem suas funcionalidades, configurações e recursos. Podemos destacar o modo avião do dispositivo móvel, que possui em si, diversos benefícios ocultos que muitos usuários não sabem. Todavia, ele é conhecido, mas não é útil apenas em voos.

A princípio, o modo avião dos smartphones é uma função dos aparelhos bastante útil para pessoas que precisam viajar em uma aeronave. Ele pode ser utilizado quando o usuário entra a bordo e faz sua viagem. Essa funcionalidade é antiga, começou a ser desenvolvida na época em que os celulares se tornaram comuns.

Durante esse período inicial, várias pessoas entravam em um avião, levando consigo seus aparelhos celulares. Todavia, o dispositivo móvel trazia um certo perigo para a tripulação, visto que seu sinal poderia interferir de várias maneiras com o outro sinal recebido pelos pilotos da aeronave, causando uma grande preocupação.

Os celulares dentro da aeronave poderiam trazer um certo perigo para os passageiros. Para resolver essa questão, as empresas de tecnologia, responsáveis pela produção dos aparelhos celulares, desenvolveram a opção modo avião. A funcionalidade permite interromper os sinais de todos os dispositivos móveis.

Funcionalidades do modo avião

Analogamente, muitas pessoas não sabem que o recurso modo avião possui ainda outras funcionalidades. Esses recursos podem ser de grande utilidade para os seus usuários. De fato, a utilidade da ferramenta não é tão conhecida pelo público, e esconde alguns segredos. Entretanto, é fácil conhecê-los. É o que veremos a seguir.

O usuário deve saber como o modo avião funciona. Aliás, ele interrompe o sinal de um smartphone, tanto os enviados para o aparelho, quanto os que o dispositivo emite. Sendo assim, será impossível receber ou fazer ligações telefônicas, ter acesso ao Bluetooth, a dados móveis, como 3G, 4G, 5G, e o Wi-Fi. 

Primeiramente, o modo avião dos aparelhos celulares, pode ser utilizado para gerar uma maior economia de bateria de seu dispositivo móvel. Deve-se observar que o aparelho com o sistema operacional Android não possibilita  utilização do Wi-Fi no modo avião. Já os dispositivos iOS para iPhones, permite o sinal de Wi-Fi.

Ademais, é conveniente mencionar, que, atualmente, alguns aviões liberam a seus passageiros o acesso irrestrito à rede Wi-Fi. Isso se deve ao fato de que com o avanço da tecnologia, ele não interfere mais no sinal dos pilotos da aeronave. Ou seja, não há mais um problema relacionado à comunicação e seus riscos.

Bateria do celular

Quando o usuário ativa a opção de modo avião, ele consegue economizar um pouco da bateria de seu aparelho celular durante o dia. Desse modo, isso acontece porque há uma interrupção na transmissão do sinal de seu dispositivo móvel, que acaba por utilizar uma grande carga da bateria do smartphone relacionado.

Em síntese, ao se desligar a utilização dos dados móveis do aparelho celular, há uma redução no gasto de energia. Entretanto, não há 100% de eficiência nessa funcionalidade, já que o smartphone continua a transmitir o sinal para realizar ligações através de seu chip. Mesmo assim, recomenda-se ativar o recurso.

O ciclo de vida da bateria do smartphone pode aumentar exponencialmente através da ativação do modo avião dos aparelhos. Além disso, a bateria pode durar o dia inteiro, sem maiores problemas. Dessa forma, é importante destacar que através dessa funcionalidade, pode haver uma extensão de seu ciclo de vida.

Modo avião
Modo avião/Fonte: pixabay

O modo avião e o desempenho do celular

Em suma, a ativação do modo avião no dispositivo móvel, pode contribuir bastante em seu desempenho. Em alguns momentos, é comum que a internet dos usuários fique mais lenta, ou mesmo o sinal da ligação feita. Ao ativar a funcionalidade, e desligá-la em seguida, o aparelho reinicia todo o seu sistema de sinais.

Sendo assim, é provável que após essa ação, o smartphone consiga receber novamente algum tipo de sinal. O modo avião também pode ajudar o usuário a evitar quaisquer distrações em seu dia a dia. Ele também se chama modo offline, ou ainda modo voo. Como falado, pode ser utilizado em diversas situações.

Em síntese, é possível ativar o modo avião dos aparelhos celulares através de seu painel de controle. Quando ativado, ele desabilita todas as funções sem fio do dispositivo móvel. Aliás, é muito prático pois cancela todos os recursos do smartphone de uma só vez. O aparelho continua funcionando durante a viagem.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.