ALERTA GERAL: Crianças em Risco! Polícia CHAMA ATENÇÃO sobre o novo recurso do iOS 17

O Departamento de Polícia dos Estados Unidos emitiu um alerta preocupante sobre uma nova função presente no iOS 17, o sistema operacional dos iPhones. Chamada de NameDrop, essa funcionalidade promete facilitar a troca de informações entre os usuários, mas também abre uma brecha para possíveis golpes e crimes virtuais, colocando em risco a segurança de crianças e adolescentes.

O que é o NameDrop?

De acordo com a Apple, o NameDrop é um recurso que permite a troca de dados de contato, como nome, número de telefone e data de nascimento, entre dois dispositivos iOS 17. Para utilizar essa funcionalidade, basta aproximar a parte superior dos dois iPhones. Apesar de oferecer praticidade ao compartilhar informações, o NameDrop expõe dados sensíveis, especialmente quando envolve menores de idade.

O risco para crianças e adolescentes

O principal motivo de preocupação em relação ao NameDrop é a possibilidade de exposição de informações pessoais de crianças e adolescentes. Essa faixa etária pode ser facilmente persuadida por pessoas mal-intencionadas a compartilhar seus dados sem perceberem as consequências disso.

Um exemplo disso é o relato de pais e responsáveis na página do Departamento de Polícia de Watertown, em Connecticut, que desconheciam a existência do NameDrop e não sabiam que essa função vem ativada por padrão ao instalar o iOS 17. Essa falta de conhecimento aumenta ainda mais o risco de exposição de dados de menores de idade.

Desativando o NameDrop

Felizmente, é possível desabilitar a troca de informações através do NameDrop nas configurações do sistema. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo “Ajustes” no seu iPhone.
  2. Toque em “Geral”.
  3. Em seguida, clique em “AirDrop”.
  4. Desabilite a opção “Aproximar dispositivos” que estará marcada com uma chave verde.

Dessa forma, você impede que outras pessoas possam compartilhar dados com você através do NameDrop. É importante conscientizar crianças e adolescentes sobre essa função e orientá-los a desativá-la para garantir sua segurança online.

Compartilhamento seguro de informações

Mesmo com o NameDrop ativado, é necessário que o dono do dispositivo toque em “Compartilhar” para que os dados sejam enviados ao destinatário. Essa camada de segurança adicional pode ser útil, mas não é suficiente para proteger completamente crianças e jovens de possíveis golpes e crimes virtuais.

É fundamental que pais, responsáveis e educadores conversem com crianças e adolescentes sobre os riscos de compartilhar informações pessoais na internet. É importante ensinar sobre a importância da privacidade online e de verificar a identidade das pessoas antes de compartilhar qualquer dado.

Segurança digital para crianças e adolescentes

Além de desativar o NameDrop, existem outras medidas que podem ser tomadas para garantir a segurança digital de crianças e adolescentes:

  1. Estabelecer regras claras sobre o uso de dispositivos eletrônicos e a divulgação de informações pessoais.
  2. Utilizar aplicativos de controle parental para monitorar e limitar o acesso a determinados conteúdos e aplicativos.
  3. Incentivar o diálogo aberto sobre a segurança na internet e a importância de relatar qualquer situação suspeita aos pais ou responsáveis.

Se mantenha atualizado sobre as configurações de segurança

Embora o iOS 17 traga diversas melhorias e inovações, como o NameDrop, é importante estar ciente dos riscos envolvidos e adotar medidas de segurança para proteger crianças e adolescentes. Desativar o NameDrop e educar sobre a importância da privacidade online são passos fundamentais para garantir uma experiência digital segura e responsável.

Lembre-se sempre de estar atualizado sobre as configurações de segurança do seu dispositivo e de orientar crianças e adolescentes sobre os perigos e cuidados necessários ao compartilhar informações pessoais na internet. A segurança de crianças e jovens é responsabilidade de todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.