ALERTA! ESTE é o prazo para ATUALIZAR o RG: confira e não perca

O Documento de Identidade tem um período de expiração

O Registro Geral é um documento fundamental para todos os cidadãos brasileiros. É ele que possibilita a comprovação da identidade dos cidadãos e é solicitado em diversas situações, desde a abertura de uma conta bancária até a emissão de passaporte. Por isso, é importante estar atento ao prazo para atualizar o RG.

Mas, muitas pessoas acabam deixando para atualizar o RG somente quando é necessário, esquecendo-se de que existe um prazo máximo para isso. Nesta matéria de hoje do Notícias Concursos, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e quais são as consequências caso você deixe de fazê-lo.

Leia mais: ALERTA GERAL para os brasileiros com o antigo RG acaba de sair

Qual é o prazo para atualizar o RG?

O Departamento de Identificação da Polícia Civil de São Paulo, responsável pela emissão do RG do estado ressalta que as informações contidas no Registro Geral devem estar sempre atualizadas, como mudança de endereço, nome, estado civil, entre outras.

O ideal é que a atualização seja realizada sempre que houver alguma mudança significativa na vida da pessoa, para evitar transtornos futuros. Além disso, em alguns casos, como em viagens internacionais e outros casos específicos, é necessário que o RG tenha sido emitido há, no máximo, 10 anos. Ou seja, o ideal é atualizar o RG sempre que houver uma mudança significativa nos dados pessoais do cidadão, ou, no máximo, em 10 anos.

Quais são as consequências da não atualização?

Deixar de atualizar o RG pode trazer algumas consequências negativas. E dizemos isso especialmente em situações em que a comprovação da identidade é necessária, como, por exemplo, na abertura de uma conta bancária. Caso as informações contidas no documento não estejam em conformidade com a atual realidade, é possível que o banco não aceite a abertura da conta.

Outra consequência negativa é em relação às viagens internacionais. Como mencionado anteriormente, em alguns casos é necessário que o RG tenha sido emitido há, no máximo, 10 anos. Caso isso não seja cumprido, é possível que a pessoa seja impedida de embarcar no avião ou que tenha problemas ao desembarcar no país de destino.

Como atualizar o RG?

Para atualizar o RG, o primeiro passo é verificar qual é o órgão responsável pela emissão do documento na sua cidade. Geralmente, é a Polícia Civil que emite o RG, mas em alguns estados pode ser o Instituto de Identificação ou a Secretaria de Segurança Pública.

Após verificar o órgão responsável, é necessário reunir os documentos necessários para a atualização do RG. Em geral, são solicitados documentos como certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e CPF. Caso a atualização seja por mudança de nome, é necessário apresentar também a certidão de casamento ou divórcio.

Com os documentos em mãos, é só comparecer ao órgão responsável. Assim, pode-se solicitar a atualização do RG. O processo pode variar de acordo com o estado ou cidade, mas geralmente é rápido e simples.

Atualizar o RG é fundamental para garantir a segurança e a identificação do cidadão brasileiro. Embora não exista um prazo específico para cumprir com a ação, é importante que as informações contidas no documento estejam sempre atualizadas, para evitar problemas em situações que exigem a comprovação da identidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.