Como ajudar um amigo que foi demitido?

Ajudar um amigo que foi demitido não é fácil e tampouco simples. O sofrimento do colega, somado às incertezas perante o futuro, podem ser bem intensas. Sendo assim, praticar a escuta ativa, ser empático, auxiliar no que estiver ao seu alcance e oferecer apoio para buscar um novo emprego, por exemplo, são atitudes positivas.

Apenas tenha o cuidado de não invadir a vida alheia, bem como não se anule apenas para tentar responder a todas as questões do seu colega demitido, ok? Tudo é uma questão de equilíbrio.

Partindo dessas ideias iniciais, convidamos você para acompanhar este conteúdo e se inspirar com as nossas colocações.

Como ajudar um amigo que foi demitido?

Não existe receita para ajudar um amigo que foi demitido. O que existem são atitudes, baseadas no respeito e na empatia, que podem ajudá-lo a enfrentar essa situação difícil com maior equilíbrio emocional. Veja, no decorrer deste conteúdo, algumas considerações que podem servir de reflexão:

1. Escuta e empatia

A escuta empática pode ser uma grande ajuda neste momento. Lembre-se de que a pessoa pode estar emocionalmente abalada e ouvi-la pode ser de grande valia. Como a fala é terapêutica em muitos casos, simplesmente permitir que a pessoa desabafe pode fazer toda a diferença no final. Portanto, demonstre disponibilidade e ouça com atenção, sem julgar e sem diminuir a dor alheia.

2. Não tente invalidar o sofrimento alheio

E por falar em diminuir a dor alheia, jamais pratique a positividade tóxica, especialmente neste momento. Embora a pessoa realmente possa aprender coisas positivas mais tarde, talvez não seja delicado dizer isso neste exato instante. Ela está passando por um luto, e pode até estar em choque com a notícia da demissão. Portanto, respeite a tristeza e a dor dela, sem tentar diminuir isso.

3. Ajude a pessoa a refletir sobre o assunto – caso ela dê abertura

Quando ela estiver emocionalmente mais equilibrada, ajude-a a refletir sobre o que pode ser feito a partir de agora. Novamente, não estamos falando de positividade tóxica, mas, sim, de formas de lidar com o que aconteceu, visando novas perspectivas para o futuro. Se ela der abertura para falar sobre os passos que tem pensado em dar, conversem sobre isso e ajude-a a refletir sobre as alternativas.

4. Ofereça apoio para buscar um novo emprego

Se estiver ao seu alcance e fizer sentido para você e para o seu colega, ofereça apoio para buscar um novo emprego. Se você tem contatos que podem receber o currículo do seu amigo, e você sabe que isso pode ajudar, ofereça esse apoio. 🙂

5. Se for necessário, incentive a psicoterapia

Outra forma de ajudar um amigo que foi demitido é, em caso de abalo emocional intenso, incentivar a procura pela psicoterapia. Infelizmente, a demissão pode ser bastante difícil em alguns casos, especialmente se a pessoa não tiver os seus lutos bem elaborados. Por isso, incentivar a busca por ajuda profissional, inclusive nas faculdades de psicologia (onde o atendimento tende a ser gratuito) é algo interessante. Considere essa possibilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.