Como ajudar um amigo com dificuldade no trabalho?

Ajudar um amigo com dificuldade no trabalho é um ato genuíno que pode mostrar um lado seu mais humano. Afinal, quem nunca teve problemas no trabalho? Porém, ao mesmo tempo, quem nunca se sentiu sozinho, sem o apoio dos colegas quando os problemas surgiram?

Pois é… Por isso, fazer a diferença e ser aquele colega que você gostaria de ter tido quando passou por dificuldades é um comportamento bonito e louvável. Entretanto, só se torna algo positivo quando é feito de modo genuíno, e não com segundas intenções, ok?

Portanto, se você quer realmente oferecer apoio ao seu amigo, mas não sabe como isso pode ser feito, convidamos você para ler este texto até o fim.

Como ajudar um amigo com dificuldade no trabalho?

Existem muitas formas de ajudar um amigo com dificuldade no trabalho, e tudo depende da dificuldade que ele pode estar atravessando. Por isso, ter um olhar atento, colocar-se no lugar do outro e tentar compreender o que está acontecendo, antes de simplesmente agir, são medidas que podem fazer a diferença na hora de tomar uma decisão.

Isso porque, às vezes, o seu colega só está cansado ou chateado com algo, mas não deseja que você “invada” o espaço dele “tentando ajudar”. Sendo assim, manter uma comunicação clara e que compreenda o que pode estar acontecendo é mais interessante do que simplesmente deduzir que o outro precisa de ajuda e tentar fazer as coisas por ele, ok?

Dito isso, vamos juntos refletir sobre medidas que podem ser postas em prática aqui:

1. Escute de forma empática

Escute de uma forma empática, como já assinalamos acima. Você pode mostrar que está disponível para ouvir quando houver necessidade, mas sem querer que a pessoa fale, a qualquer custo, o que está acontecendo, ok? Preserve a privacidade e o espaço do outro. Assim, ele poderá solicitar a sua ajuda quando se sentir pronto para falar sobre o que está acontecendo.

2. Ajude-o a refletir sobre novas vias

Quando estamos passando por dificuldades, podemos nos sentir um pouco perdidos quanto às ações que devemos tomar. Isso pode causar conflitos internos que prejudicam a nossa tomada de decisão e nos “cegam”. Por isso, você pode ajudar um amigo com dificuldade no trabalho fazendo-o enxergar possibilidades que, às vezes, não estão sendo visíveis para ele.

Ajude-o a se questionar sobre quais podem ser as soluções diante dos impasses vividos, sempre demonstrando um olhar empático da sua parte.

3. Dê feedbacks sempre que possível

Os feedbacks também podem ser bem valiosos na hora de ajudar um amigo com dificuldade no trabalho. Você pode fazê-lo compreender quais são os pontos fortes que possui e quais são os fatores negativos que ele têm capacidade de melhorar. Demonstrar esse tipo de olhar, por meio de feedbacks construtivos, pode fazer a diferença mais tarde, pois ele poderá enxergar pontos de melhoria que estavam passando despercebidos.

4. Ofereça apoio quando perceber que ele está com problemas práticos

Por fim, considere oferecer apoio quando perceber que o seu amigo está passando por problemas práticos, ou seja, problemas para executar tarefas práticas do dia a dia. Assim, você poderá ajudá-lo a tornar a rotina menos desgastante quando ele estiver passando por momentos difíceis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.