Agricultura moderna e tradicional: características de cada uma

Você sabe o que é agricultura moderna? E agricultura tradicional? Entender cada conceito pode ser de grande valia para quem está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares e concursos públicos. 

Nesse artigo vamos abordar o conceito desses dois tipos de agricultura e suas características. Acompanhe!

Agricultura Moderna

A agricultura moderna utiliza diversas tecnologias, como por exemplo:

  • Tratores, 
  • Colhedeiras, 
  • Ceifadores, 
  • Adubo, 
  • Fertilizantes, 
  • Entre outros. 

Esse tipo de agricultura também utiliza sementes modificadas geneticamente. Entretanto, ela não se limita apenas à utilização de máquinas e equipamentos, mas também ao uso da biotecnologia. 

A agricultura moderna tem como objetivo o aumento da produção e ao mesmo tempo otimiza o uso de tecnologias. 

Desse modo, é uma importante área da produtividade agrícola, que se diferencia da agricultura industrial. 

Além disso, é importante entender a relação entre a produção realizada e a área cultivada. Na geografia agrária, pode-se aumentar a produtividade sem aumentar a área de cultivo. 

A agricultura moderna é capitalizada e possui grandes investimentos. Desse modo, ao falar de geografia agrária moderna é por meio dos complexos agroindustriais. 

Nesse tipo de agricultura existe uma relação conjunta entre a indústria tecnológica e a agropecuária, onde a primeira oferece tecnologia e a segunda entra com o capital. 

Ademais, o sistema financeiro é o responsável por bancar toda essa cadeia produtiva.

Agricultura tradicional

O modelo tradicional utiliza métodos considerados ultrapassados para os dias de hoje, assim como mão de obra em grande escala. 

Todavia, existe o uso extenso de mão de obra no modelo moderno conhecido como fruticultura. 

A produção agrícola de fruticultura necessita de bastante mão de obra, tendo em vista que certas partes da produção não podem utilizar máquinas, como por exemplo, na hora da colheita das frutas. 

Além disso, outra diferença quando comparada à agricultura moderna, é que na tradicional é preciso incorporar terras para aumentar a produção. 

Sendo assim, esse modelo é considerado de baixa produtividade e capaz de gerar enormes impactos ambientais quando comparado à agricultura moderna. 

Vale destacar que a agricultura tradicional está presente principalmente em países em desenvolvimento, ou seja, ela não é praticada em países desenvolvidos. 

Por fim, o mesmo ocorre com no modelo moderno, muito praticada nos países desenvolvidos, mas praticada em menor escala em países desenvolvidos. 

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Como reduzir os riscos de desertificação do solo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.