Agência Senado: proposta reserva 20% das vagas em estágio para candidatos negros

Proposta reserva 20% das vagas em estágio para candidatos negros. Confira informações oficiais da Agência Senado!

As empresas que oferecerem vagas para estágio deverão garantir que até 20% delas sejam concedidas aos candidatos negros. Essa é a proposta do Projeto de Lei (PL) 4.116/2021, apresentado pelo senador Jader Barbalho (MDB-PA), e que altera a Lei 11.788, de 2008, referente ao estágio de estudantes, de acordo com informações da Agência Senado.

Agência Senado: proposta reserva 20% das vagas em estágio para candidatos negros

Segundo destaca a divulgação oficial, o senador lembra que apesar de os negros representarem 56% da população brasileira, ainda estão em desvantagem no mercado de trabalho, no nível de renda, nas condições de moradia, na escolaridade, no acesso a bens e serviços, além de estarem mais sujeitos à violência em relação aos brancos.

Lei das Cotas

Para Barbalho, algumas conquistas já foram alcançadas, como a Lei de Cotas, iniciativa que tem tido sucesso, segundo o parlamentar, e é “um avanço na luta contra injustiças históricas fomentadas por sentimentos racistas”, informa a Agência Senado.

Sobre a desigualdade salarial

Apesar disso, a desigualdade salarial chama atenção, quando as pessoas negras recebem 56% menos que pessoas brancas que ocupam o mesmo cargo e muitas vezes lideram a ocupação de trabalhos precários, destaca o senador. 

“Além disso, cerca de 73% das pessoas de estão abaixo da linha da pobreza são negras, entre outros tantos dados alarmantes que colocam em risco a vida e o futuro de brasileiras negras e brasileiros negros. É preciso mudar essas estatísticas. Não é mais aceitável que pessoas sofram violações tão graves, pautadas na cor de sua pele”, afirma Barbalho, destaca a divulgação oficial.

Reserva 

De acordo com o PL, as vagas serão reservadas aos candidatos negros que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição na seleção de estágio, conforme o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informa a Agência Senado. 

Se houver constatação de declaração falsa, o candidato será eliminado do processo seletivo ou desligado do programa de estágio se já tiver sido contratado.

A reserva deve ocorrer em casos de 5 ou mais vagas

Essa reserva de vagas será aplicada quando o número de vagas oferecidas na seleção for igual ou superior a 5, informa a Agência Senado.

As empresas terão 180 dias de prazo para o cumprimento da lei

O PL propõe que a alteração na Lei entre em vigor 180 dias após a sua publicação, para que as empresas possam se adequar, segundo informações oficiais da Agência Senado.

O Projeto de Lei n° 4116, de 2021 modifica a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, para garantir percentual de vagas de estágio para pessoas negras, de acordo com informações oficiais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.