Como escolher modelo de negócio lucrativo

Confira como lucrar com o modelo de negócio correto

A saber, o modelo de negócio deve ser escolhido na abertura da empresa, ou pode ser reavaliado posteriormente. Isso é possível se você considerar que o modelo de negócio não está de acordo com as suas necessidades. Por isso, hoje, vamos dar dicas de como escolher modelo de negócio lucrativo.

Como escolher modelo de negócio lucrativo -- Reprodução Canva
Como escolher modelo de negócio lucrativo — Reprodução Canva

O que é um modelo de negócio?

O modelo de negócio é o que ajuda a estruturar a empresa a que vai ser criada ou a reavaliada. Sendo assim, é preciso conhecer quais são os pontos principais que se dividem em 9 áreas, para, assim, entender como funciona o seu negócio.

As áreas são:

  • Segmentos de clientes: percebe quais são os tipos de clientes que a empresa atende, para assim identificar as necessidades e características de cada setor;
  • Oferta de valor: percebe qual o diferencial da empresa em relação à concorrência e quais os benefícios que tornam o seu negócio diferente dos outros;
  • Canais de distribuição: avalia os meios que a empresa utiliza para chegar em seus potenciais clientes. Envolvem as campanhas de marketing e as ações logísticas;
  • Relacionamento com os clientes: percebe a maneira como a empresa se relaciona com os clientes e quais os valores que são preservados;
  • Fontes de receita: avalia quais são as fontes de receita para que a empresa atue em sua estrutura;
  • Recursos-chave: são os ativos físicos, intelectuais e humanos necessários para o funcionamento da empresa;
  • Atividades-chave: reconhece as ações existentes no seu negócio para que ele funcione;
  • Parcerias: identifica as parcerias com outras empresas e públicos que favorecem o funcionamento do empreendimento;
  • Estrutura de custos: identifica quais são os custos necessários para atender o modelo de negócio.

Como escolher um modelo de negócio lucrativo?

O modelo de negócio mais lucrativo é aquele que é estudado antes da abertura da empresa, ou quando o proprietário percebe que não está tendo a lucratividade necessária para a manutenção do negócio.

Sendo assim, recomenda-se:

Analisar o segmento de mercado

Para definir ou rever o modelo de negócio, é preciso analisar o segmento de mercado em que a empresa pretende atuar, ou já atua, vendo qual é o público-alvo que está atingindo. Além disso, é preciso avaliar os produtos e serviços que são oferecidos pela empresa. 

Após descobrir o setor que o mercado faz parte, é feito um agrupamento do público-alvo com base nas necessidades semelhantes desse grupo. Assim, tendo esse conhecimento de forma clara, é possível criar estratégias mais objetivas e realistas, para que o seu negócio seja mais lucrativo.

Escolha o tipo de gestão que a empresa irá adotar

A meta é aumentar os lucros, portanto, o modelo de negócio deverá transformar o produto, a equipe de trabalho e a gestão em receita e lucro. Por isso, lembre que a escolhe do tipo de gestão tem influência direta no modelo que você pretende implantar. 

Se a escolha for uma franquia, o modelo de gestão é definido pela franqueadora. Sendo assim, você deverá seguir as determinações. Agora, se o negócio é próprio, é possível criar a sua forma específica de gestão, percebendo qual melhor se enquadra no seu perfil.

Avalie e escolha os objetivos que quer alcançar

Considere sempre as oportunidades que a empresa tem, e faça um estudo do mercado na região para poder determinar quais objetivos quer alcançar.

É importante estabelecer os objetivos dentro da realidade de forma objetiva. Isso porque, após determinar, você ainda pode acabar se decepcionando se não atingir de forma eficiente tudo que planejou.  

Para isso, avalie e escolha o que você pode melhorar, para que tenha seus objetivos atingidos. Porém, além disso, também é fundamental ter em mente que existe um ritmo próprio para que o mercado cresça.

Defina quais serão os modos de produção

Os modos de produção dependem das opções determinadas nos passos anteriores. Se o negócio for uma franquia, o modo de produção já está previamente determinado pela franqueadora.

Agora, se o negócio for próprio, é possível determinar o modo de produção e forma a apresentar menores custos e maiores benefícios. Nesse caso é possível terceirizar parte da produção e manter uma estrutura mais enxuta, reduzindo despesas.

Mas, é preciso estudar detalhadamente a terceirização, uma vez que apresenta vantagens e desvantagens. Dessa forma, você poderá perceber quais os riscos que irá enfrentar e, também, se é vantajoso para a empresa.

Assim, apresentamos nesse artigo dicas de como escolher um modelo de negócio lucrativo!

Veja só que implantar um bom modelo de negócio pode ser simples! Sendo assim, com essas dicas, você tem tudo nas mãos. Por isso, basta apenas fazer boas escolhas e definir o que sempre será melhor para a sua empresa! Desejamos boa sorte nos negócios e que bons frutos surjam!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.